Notícias
Unidades de conservação comemoram aniversário
APA e RVS na costa do Espírito Santo ganham logomarca
Brasília (19/06/2013) – Para comemorar os seus três anos de criação, a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas e o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) de Santa Cruz, no Espírito Santo, lançaram as logomarcas que representarão as duas unidades de conservação (UCs) e a Gestão Integrada de Santa Cruz. As UCs são administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A escolha das marcas foi feita durante encontro do conselho consultivo das duas unidades, a reunião foi o ponto culminante do projeto de criação da identidade visual da APA e do RVS, executado pelo Estaleiro Jurong Aracruz em atendimento a condicionante da licença para sua instalação. A criação dessas logos faz parte das comemorações pelo terceiro aniversário de criação da APA e do RVS, ocorrido na última segunda-feira (17).
Antes, os conselheiros já haviam participado de oficina que definiu a melhor forma de representar visualmente o RVS de Santa Cruz e a APA Costa das Algas. Na ocasião, ficou acertado que as logomarcas deveriam ser graficamente limpas, facilmente assimiláveis, de forte expressividade e, principalmente, integradas, já que o RVS de Santa Cruz fica dentro da APA Costa das Algas e as duas unidades são geridas de forma conjunta pela Gestão Integrada de Santa Cruz.
De acordo com a analista ambiental Katia Aurich, da APA, os conselheiros decidiram ainda que as marcas deveriam ser feitas de modo que pudessem ser utilizadas juntas ou separadas. "Isso porque seriam escolhidas duas logomarcas, uma para cada unidade, com a ideia de que, integrando as duas, seria formada uma única representação visual das UCs de Santa Cruz, nomenclatura comumente utilizada pela sociedade local para se referir ao conjunto APA-RVS", acrescentou a analista.
Entre as caracterísitcas ambienais da região apontados pelos conselheiros para constar nas logomarcas, estavam restinga, embarcações, mangue, caranguejo, tartaruga, algas, peixes, pesca artesanal, golfinhos, corais e mar, entre outros. Os conselheiros alertaram ainda para a necessidade de se manter a distinção entre os elementos das duas unidades e seus objetivos: o RVS de Santa Cruz, unidade de proteção integral, representando o berçário responsável pela proliferação de espécies, e a APA Costa das Algas, significando a proteção a este berçário, o apoio e o ordenamento da pesca.
O resultado, segundo eles, conseguiu traduzir exatamente todos esses elementos e ideias. Agora, a Gestão Integrada de Santa Cruz vai aplicar a logomarca em espaços físicos, veículos, uniformes e documentos oficiais das duas unidades e da própria gestão.
Saiba mais
A
APA Costa das Algas
e o
RVS de Santa Cruz
foram criados por decretos federais em 17 de junho de 2010. Ficam na região costeira dos municípios capixadas de Aracruz, Fundão e Serra.
Comunicação ICMBio
(61)3341-9280