Notícias
TV destaca a importância de reserva em Goiás
UC reúne 72 lagos em toda a extensão do Rio Araguaia
Brasília (12/08/2013) – A TV Anhanguera, afiliada da rede Globo no estado de Goiás, incluiu no especial sobre o rio Araguaia, exibido nesse fim de semana, um bloco acerca da biodiversidade e importância ecológica da Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cedro, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Aruanã, no noroeste goiano. Para ler a matéria, na íntegra, e assistir ao video no portal do G1 GO, clique aqui.
Na matéria, o apresentador informa que a Resex Lago do Cedro reúne, na sua área de 17.337 hectares, 72 lagos de água doce, sendo 64 deles perenes, ou seja, nunca secam. Ainda segundo ele, mais de 324 espécies de aves foram catalogadas na unidade de conservação (UC) criada em 2006.
Entrevistado pelo repórter, o biólogo e coordenador de pesquisas da reserva, Kenney Andrade Borges, fala sobre as diversas espécies de jacarés, muito procuradas pelos turistas, que têm curiosidade de chegar bem próximo aos animais. O pesquisador ressalta a importância da preservação da área para a presença desses bichos.
A matéria destaca ainda que a fiscalização na reserva é constante. Nesse trabalho, os agentes do ICMBio têm o apoio do Grupo de Radiopatrula Aérea da Polícia Militar, que também colabora com a proteção da área.
Os agentes ressaltam que a reserva é muito grande. Assim, não há como fiscalizar tudo de uma só vez. Por isso, para que os lagos continuem proporcionando vida ao Araguaia, turistas e ribeirinhos precisam ter consciência ambiental. Eles afirmam que é responsabilidade de todos fiscalizar.
Comunicação ICMBio – (61) 3341-9280 – com informações do G1 GO e da TV Anhanguera