Notícias
Trilha leva cadeirantes ao Mirante dos Golfinhos
Obra faz parte de um conjunto de ações de acessibilidade em Noronha
Brasília (20/07/2012) - “Nunca imaginei que poderia voltar à baía dos golfinhos e ao mirante dois irmãos”. Essas são as palavras de Mosana Cavalcanti, Coordenadora do Programa de Turismo Acessível – Pernambuco sem Fronteiras (unidade de Projetos Especiais). Ela se emocionou ao passear pela nova trilha acessível a pessoas com deficiência física do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.
Isso porque ela já havia visitado o Parque Nacional antes do acidente que a deixou paraplégica, ocorrido há nove anos. “Achei que depois do acidente não poderia rever estas vistas tão maravilhosas. Estou muito feliz”, afirma.
Ela visitou Fernando de Noronha nesta quinta-feira (12). Mosana foi a primeira usuária de cadeira de rodas a passear pelas novas passarelas e aprovou o resultado. “A trilha está muito acessível. Eu sugeri alguns ajustes que já estão nos planos do Parque, inclusive com sinalização em braile. Mas para usuário de cadeira de rodas está perfeito. Totalmente aprovado!”, explica.
Para o chefe do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Ricardo Araújo, ainda está em planejamento o início da cobrança do ingresso, prevista para início de setembro. "Estamos programando para o dia 14 de setembro a comemoração dos 24 anos do parque, celebrando as novas estruturas, acessos e melhorias. Já estamos trabalhando nesse evento, que pretendemos ser algo em torno de uma semana, com gincana na escola, eventos de yoga, massagem, maracatu, formatura de duas turmas de condutores de visitantes, entre outros", destaca Araújo.
Obras de melhorias
Com 943 metros de extensão, a trilha do Golfinho Sancho foi a primeira a ser construída no Parque, ligando o Posto de Informação e Controle (PIC) do Golfinho Sancho até o mirante dos Golfinhos. A execução da obra é da Econoronha, que opera a concessão de controle de acesso, lojas de conveniência e outros serviços de apoio ao visitante no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.
Este posto está quase totalmente pronto e nele terá toda uma estrutura que antes não existia. Para proporcionar ao turista maior qualidade, o posto de informação e controle contará com estacionamento, sanitários, duchas, guarda-volumes, locação de bicicleta para passeio, mapas, lanchonete e loja de suvenires.
Todos os materiais utilizados para a obra são ecologicamente sustentáveis, reduzindo consideravelmente o impacto ambiental. Dentre os materiais está sendo utilizada a madeira biossintética, desenvolvida a partir de plástico reciclado. Dessa forma, o parque é o primeiro do Brasil a utilizar em sua totalidade esse tipo de material.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280