Notícias
Trilha Caminhos de Ibiapaba conecta parques nacionais por caminho histórico
Foto: Arquivo ICMBio
Recém-inaugurada, a Trilha Caminhos da Ibiapaba é o novo atrativo para quem gosta de se aventurar em longas trilhas. Com 130 km de extensão, o percurso abrange a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de Ibiapaba, considerada uma das maiores unidades de conservação federais do Brasil, que envolve 27 municípios entre os Estados do Piauí e o Ceará, em seus mais de 1,6 milhão de hectares.
O atrativo compõe a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas) e conecta dois parques nacionais: o Parque Nacional de Sete Cidades e o Parque Nacional de Ubajara. Durante o caminho, os visitantes podem ter acesso a paisagens no limite entre os biomas Cerrado e Caatinga, entrecortados por formações florestais com manchas de Mata Atlântica.
A inauguração da nova trilha ocorreu no dia 4 de fevereiro em conjunto com a 4ª edição do Desafio Sete Cidades Trail Run: ULTRA 3D - Ubajara. Com o percurso histórico que simula o trajeto feito pelos tropeiros antes da abolição dos escravos na região, a nova trilha se prova um destaque turístico para a região.
No caminho da preservação
A Trilha Caminhos da Ibiapaba potencializa ambos os parques ao promover a conexão entre eles, ao mesmo tempo em que fortalece os objetivos da APA Serra da Ibiapaba. Para a estreia na RedeTrilhas em 2023, a escolha como marca da espécie de primata, a guariba-da-Caatinga (Alouatta ululata), é uma maneira de evidenciar que, mesmo uma Área de Proteção Ambiental, cumpre um papel importante na proteção da biodiversidade. Com isso, chama a atenção do público para a ocorrência não apenas dessa, mas de outras espécies ameaçadas de extinção, além de ser um convite à missão de proteger.