Notícias
Tamar recebe Medalha de Mérito “Roberto Anselmo Kautsky”
A honra é entregue às instituições que têm contribuído para o meio ambient
Brasília (29/06/2011) - Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, ocorrido dia 9 de junho, a Câmara Municipal de Vitória (ES) entregou ao Centro de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas (Tamar/ICMBio) a Medalha de Mérito de Defesa do Meio Ambiente “Roberto Anselmo Kautsky”. As executoras técnicas, Soraya C. Bruno e Evelise Torezani, estiveram no evento representando o Tamar.
A honra é entregue às pessoas ou instituições que têm contribuído de alguma forma para a defesa do meio ambiente buscando soluções sustentáveis compatíveis com as necessidades de manutenção da qualidade social e ambiental de Vitória.
A comenda leva o nome Roberto Anselmo Kautsky, orquidófilo e bromeliófilo, autodidata de plantas e bichos da Mata Atlantica, também conhecido popularmente como o Sr. das orquídeas. Ele é citado com respeito entre os cientistas devido as pesquisas e descobertas que contribuíram e continuam contribuindo para a ciência.
Sobre o Tamar – O Tamar é um Centro de Pesquisa e Conservação do Instituto Chico Mendes. Em 1980 foi criado o Projeto Tamar, gerido pela Fundaçao Brasileira para a Conservacao das Tartarugas Marinhas em parceria com o ICMBio.
Com capilaridade em nove estados da federação brasileira, o Tamar protege as principais praias de desovas de tartarugas marinhas no continente e nas ilhas oceanicas. Para isso ele gerencia 22 bases operativas, além de três importantes areas de alimentacao e crescimento destas especies, monitorando as atividades de pesca costeira e oceânica que capturam acidentalmente espécies de tartarugas.
Para desenvolver seu trabalho, o Projeto Tamar envolve diretamente mais de 1300 membros das comunidades pesqueiras da costa brasileira em suas ações de proteção, educação ambiental, turismo, produção e comercialização de produtos.
Somente no Espírito Santo o Tamar protege praias de desovas que vão de Aracruz a Conceiçao da Barra, sendo a maior concentracao em Linhares, próximo a Foz do Rio Doce. No sul do Estado protege as praias de desovas de Anchieta e região. Mais de 2 mil ninhos são protegidos por temporada.
Em Itaipava o tamar monitora a maior frota brasileira de pesca de atum e dourados, que capturam incidentalmente as tartarugas marinhas. Juntos com os pescadores, técnicos do Tamar estão desenvolvendo técnicas que resolvam o problema. Na ilha de Trindade, a 1200 km da costa capixaba, eles pesquisam a maior população de tartarugas verdes desovando no Atlantico Sul.
Já na grande Vitória, considerada uma grande área de alimentacao para essas tartarugas verdes juvenis, é comum a morte por prisão em redes de pesca, por ingestão de lixo, como o plástico presente nos oceanos, além de doenças fruto da contaminacao das águas marítimas.
Como forma de intensificar a sua atuaçao, o Tamar vem buscando monitorar as praias de sua abrangência promover campanhas de conscientizaçao e limpeza dessas áreas, visando diminuir este impacto sobre as tartarugas marinhas.
Soraya Christina Bruno
Projeto Tamar/ICMBio
(27) 3222-1417/4775