Notícias
Tamar ganha novos aliados na defesa das tartarugas marinhas
Galera da Praia vai levar informação de forma lúdica para as pessoas
Brasília (28/06/2012) - O Projeto Tamar acaba de ganhar novos colaboradores, para fortalecer o seu trabalho de sensibilização, conscientização e educação ambiental em defesa das tartarugas marinhas. É a Galera da Praia, formada por Dermón, Cabeção, Kelly Pente, Nana e Oliver, personagens criados pelo artista baiano Renato Barreto, inspirado nas cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil. Além de integrar campanhas, programas e peças gráficas do Projeto, os cinco personagens vão compor histórias em quadrinhos, publicadas pelo site do Tamar e, aos sábados, no iBahia.com.
A Galera da Praia foi apresentada oficialmente no Dia Internacional da Tartaruga Marinha, celebrado no dia 16 de junho. Segundo a oceanógrafa Neca Marcovaldi, coordenadora técnica nacional do Tamar, a ideia é levar para as pessoas, de uma forma lúdica, informações e curiosidades sobre as tartarugas marinhas e o ciclo de vida desses animais. "É uma tentativa divertida de aproximar as pessoas das tartarugas marinhas", completa.
Galera da Praia
Os novos aliados do Tamar na conservação das tartarugas marinhas é formada por um grupo de amigos engajados na divulgação de atitudes para preservar o meio ambiente. São cinco tartaruguinhas cheias de personalidade que vão divulgar a mensagem do Tamar de forma atraente.
Cabeção - Inspirado na tartaruga cabeçuda (Caretta caretta), é brincalhão, atrapalhado, hiperativo e está sempre acompanhado do Craca, amigo inseparável e ranzinza, que muitas vezes age como sua consciência.
Dermón - É uma tartaruga de couro (Dermochelys coriacea), a maior de todas as espécies. Tem sotaque hispânico, pois é originário de uma região africana colonizada por espanhóis, se alimenta no rio da Prata e dá suas voltinhas para comer no Brasil.
Nana - É a tartaruga verde (Chelonia mydas). Amante e defensora da natureza ela está sempre fazendo dieta à base de algas.
Oliver - É muito corajoso e aventureiro. Inspirado na menor das tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, a oliva (Lepidochelys olivacea).
Kelly Pente - A tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata) é considerada a mais tropical de todas as espécies. É muito romântica, meiga e também vaidosa.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280