Notícias
Servidores ganham espaço para coworking no ICMBio
Foto: Paula Cruz
Servidores em home office, viagem a trabalho ou outras situações em que precisam desenvolver suas atividades fora do local de serviço agora podem dispor de um espaço reservado no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Sala 360º, iniciativa do Transformagov (Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado). Inaugurado nesta quinta-feira (24/3), o espaço vai funcionar como um coworking para funcionários dos órgãos públicos federais.
O projeto é fruto do Acordo de Cooperação Técnica que reúne a Escola Nacional de Administração Pública (Enap); a Secretaria de Gestão (Seges) da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia; Controladoria-geral da União (CGU); Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); a Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) e o ICMBio.
Evolução
Durante o evento de inauguração, o presidente do ICMBio, Marcos de Castro Simanovic, destacou a importância do momento para uma mudança da cultura organizacional. “É uma nova maneira de se pensar o trabalho no serviço público com qualidade de vida, com novas possibilidades, autonomia e a liberdade que o servidor precisa para se sentir melhor e trabalhar melhor. Uma liberdade com responsabilidade”, ressaltou.
O coordenador de Tecnologia da Informação do ICMBio, Jaime Heleno, abordou os objetivos da Sala 360° para a administração pública do Distrito Federal. Heleno relatou a criação do projeto, que tem como expectativa melhorar o atendimento aos servidores em teletrabalho. Para o coordenador, “a iniciativa abraçada pelo ICMBio apoia e supre essa demanda, não apenas como um espaço de trabalho, mas propício para que as pessoas possam conhecer melhor o Instituto, sua abrangência e ações”. Outro ponto positivo da nova sala, de acordo com o coordenador, é a reutilização de equipamentos usados, que foram renovados para o funcionamento, resultante do Projeto TI Verde.
Além das salas já existentes no Distrito Federal e em Santa Catarina, estão previstas mais unidades no Ministério da Economia e em outros estados. Os servidores do ICMBio poderão usufruir de todos esses espaços. “É de interesse da administração disponibilizar formas de trabalho mais produtivas para os servidores, e, às vezes, o que é mais produtivo não é nem em casa ou no trabalho, mas em um local como a sala 360°”, analisou o secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Castelliano de Vasconcelos.
A inauguração da Sala 360º foi realizada no auditório do ICMBio e contou, também, com a participação do diretor de Planejamento, Administração e Logística (Diplan) do ICMBio, Luis Henrique Falconi, a diretora de Administração e Logística da Secretaria de Gestão Corporativa do Ministério da Economia, Juliana Pinheiro de Melo Villar Falcão, e o Diretor de Administração do Ministério do Desenvolvimento Regional, Romeu Mendes do Carmo.
Para utilizar o espaço no ICMBio é preciso solicitar o agendamento com e-mail institucional ao endereço eletrônico sala360@icmbio.gov.br. A Sala 360º vai funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.
Clique aqui para acessar o vídeo do evento de inauguração da Sala 360º.