Notícias
Serra dos Órgãos é destaque como destino de aventura
Única atração brasileira é sugestão de aventura do Portal Extremos para 2012
Thaís Alves
thais.lima@icmbio.gov.br
Brasília (19/01/2012) - Conhecido como um dos melhores locais do Brasil para a prática de esportes de montanha como escalada, caminhada e rapel, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi indicado pelo
Portal Extremos
, como sugestão de 12 aventuras para o ano de 2012.
Cada um dos destinos foram selecionados para o período do ano mais apropriado para a sua realização. A Travessia Petrópolis-Teresópolis, conhecida popularmente como Petrô-Terê, situada na unidade de conservação, foi indicada para o mês de julho.
A única aventura brasileira na listagem tem a companhia ilustre de alguns dos destinos de aventura mais famosos do mundo como o Trekking do Aconcágua, ponto mais alto das Américas, na Argentina; o Parque Nacional Yosemite, nos EUA e o Trekking ao campo base do Everest, no Nepal.
Para Leonardo Freitas, responsável pelo Setor de Uso Público do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a reportagem ajuda a consolidar a Travessia Petrô-Terê como um importante destino de aventura do país. “A Travessia é considerada por muitos como a trilha de caminhada mais bonita do Brasil e é muito gratificante vermos uma menção como essa em um importante canal de comunicação da imprensa especializada brasileira”, destaca Leonardo.
O Parque
Localizada na região serrana do Rio de Janeiro, entre as cidades de Teresópolis e Petrópolis, a unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tem a maior rede de trilhas do Brasil que cortam remanescentes da Mata Atlântica. São 130 quilômetros com todos os níveis de dificuldades.
Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo. Todas as trilhas e atrativos do parque podem ser visitados sem o acompanhamento de guias ou condutores de visitantes. No entanto, alguns atrativos exigem conhecimentos e habilidades específicas.
Para saber mais sobre a unidade, clique aqui .
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280