Notícias
Serra dos Órgãos celebra 80 anos de criação
Publicado em
13/12/2019 12h31
Atualizado em
13/12/2019 12h37
Aniversário contou com encontro que discutiu a educação ambiental e a pesquisa, além de atividades culturais.
Parque completa 80 anos com várias atividades para celebrar a data. (Foto:Acervo/ICMBio)
Localizado no Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos comemorou, no dia 30 de novembro, 80 anos de criação. Para marcar a data do aniversário do terceiro Parque mais antigo do Brasil, foi realizado o encontro “80 Anos de Conservação e Participação Social no Parque: Passado, Presente e Futuro”.
No evento, foram apresentadas pesquisas sobre a unidade de conservação, que abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas, 462 espécies de aves, além de mamíferos, anfíbios e répteis. As políticas públicas de conservação e de gestão de bacias hidrográficas e águas subterrâneas também entraram na pauta dos assuntos debatidos. Os desafios da gestão do turismo de aventura igualmente foram objeto de intensas reflexões e trocas entre usuários e gestores. Os participantes debateram ainda as iniciativas de restauração florestal e a necessidade de retomada do Mosaico Central Fluminense como elemento integrador e fortalecedor das Unidades de Conservação da região.
O evento foi promovido em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha, o Instituto de Biologia da UFRJ, o Departamento de Turismo da UERJ e a Associação de Amigos e Colaboradores do Parque, e ainda contou com o apoio de uma rede ampla de instituições conselheiras e atores sociais participantes do Mosaico de Unidades de Conservação da Mata Atlântica Central Fluminense. O Encontro reuniu gestores públicos, pesquisadores, educadores, estudantes e lideranças comunitárias e ambientalistas da região.
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
(61) 2028-9280