Notícias
Serra das Confusões é destaque na TV nesta sexta
Expedição à região no Piauí onde o ICMBio tem parque revela riqueza da caatinga
Thaís Alves
thais.lima@icmbio.gov.br
Brasília (15/03/2009) – A Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, será tema do Globo Repórter nesta sexta (16). O programa jornalístico da TV Globo terá reportagens de Francisco José sobre a biodiversidade da região, histórico da localidade, pesquisas desenvolvidas com fauna e flora e uma expedição à Serra das Confusões, região onde o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) mantém um parque nacional.
Algumas das imagens do programa foram captadas pela equipe que flutuou em um balão. O repórter mostrará que, durante a época das chuvas, a paisagem seca e retorcida se transforma em paredões de arenito cobertos de vegetação e como a terra que já foi abrigo dos primeiros habitantes da América guarda vestígios do homem pré-histórico.
A fauna terá destaque no programa. No topo de rochas gigantes serão mostradas as aranhas e a beleza das teias capazes de fechar estradas e a esperança na floresta com os animais capturados por traficantes que retornam para o bioma.
A equipe também acompanhou uma expedição à área mais selvagem da Serra das Confusões onde vivem espécies nunca vistas em outro país e revelam segredos de plantas pesquisadas por brasileiros.
O Parque
Criado pelo decreto 98.346, de 2 de outubro de 1998, com o objetivo de resguardar uma amostra significativa da caatinga, numa região ainda bastante preservada no estado do Piauí, o Parque Nacional da Serra das Confusões tem grande beleza cênica e alto valor histórico, cultural e científico. Com 526.106 hectares, é um dos maiores parques da região Nordeste.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280