Notícias
Serra da Canastra sedia curso para gerentes do fogo
Publicado em
27/04/2018 13h54
Aulas teóricas e práticas relacionadas ao Manejo Integrado do Fogo foram ministradas entre os dias 16 a 20 de abril.
Entre os dias 16 e 20 de abril, o Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, sediou o Curso de Atualização para Gerentes do Fogo e Especialistas em Manejo Integrado do Fogo (MIF). Aprovado no Plano Anual de Capacitação (PAC) da ACADEBio, o curso abarcou aulas teóricas e práticas relacionadas ao MIF, incluindo queimas prescritas na Serra da Canastra.
De acordo com o coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios do ICMBio, Christian Berlinck, o parque foi o local escolhido para a capacitação por ser uma das unidades que já iniciaram oficialmente as ações de Manejo Integrado do Fogo. Ainda segundo Berlinck, “a Serra da Canastra está entre as seis UCs com maiores áreas atingidas por incêndios de alto grau de complexidade”, explica o coordenador.
SOBRE A CAPACITAÇÃO
Realizado com recursos financeiros do Projeto Cerrado Federal, o Curso de Atualização para Gerentes do Fogo contou com cerca de 60 participantes, entre servidores do ICMBio, Ibama, Serviço Florestal dos Estados Unidos, Instituto Ambiental do Paraná e Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais. A capacitação também reuniu representantes das ONGs Funatura e Aliança da Terra, além de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal Fluminense (UFF).
Ao longo do curso, servidores do Centro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado (CBC/ICMBio) apresentaram os Protocolos de Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio, abordando como esses protocolos podem auxiliar no monitoramento e avaliação dos efeitos do fogo.
Segundo a equipe do Parque Nacional da Serra da Canastra, a semana foi muito rica em troca de experiências e discussões sobre a necessidade de estabelecimento de protocolos mínimos para monitorar os efeitos dos incêndios e queimas prescritas. “Foi muito importante poder receber o olhar de outras UCs, especialistas e pesquisadores”, ressaltou o chefe do parque, Fernando Tizianel.
Para a analista ambiental e gerente do Fogo no Parna da Canastra, Bianca Tizianel, foram dias muito produtivos ao lado da “elite do fogo” do Brasil. “Terminamos o curso renovados e ainda mais motivados para melhorar a gestão do fogo na Serra da Canastra”, concluiu a analista.
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280