Notícias
Seminário discute rede da sociobiodiversidade
Centro especializado do ICMBio terá papel importante na execução do projeto
Brasília (05/12/2011) – O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada aos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), participou, em Manaus (AM), do V Seminário sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social, promovido pelos departamentos de Áreas Protegidas e de Extrativismo do Ministério do Meio Ambiente.
Durante o evento, foram promovidos dois workshops, com a participação de mais de 40 pessoas entre acadêmicos, gestores de unidades de conservação, centros de pesquisa, técnicos de cooperações técnicas e ONGs.
Um dos workshops tratou do tema Construindo a Rede de Conhecimento da Sociobiodiversidade – desafios e estratégias. O CNPT terá importância estratégica na implantação dessa rede. O outro workshop abordou Identidades Tradicionais em Movimento – Os Beneficiários das Reservas Extrativistas (Resex) e Reserva do Desenvolvimento Sustentável (RDS).
RESULTADOS - Houve também apresentação de resultados de pesquisas dos analistas do CNPT, tanto em forma de painéis como oral. Os temas foram “Abordagens do Processo de Inclusão Social na Política Brasileira de Áreas Protegidas”; “Demandas de Pesquisa com Povos e Comunidades Tradicionais nas Unidades de Conservação Federais”; “Centro Nacional de Desenvolvimento Sustentado das Populações Tradicionais: Tensões e Contradições no Estado Brasileiro” e “Resex do Alto Tarauacá, AC: Ferramentas Participativas na Construção do Conselho Deliberativo da Unidade”.
Além dessas atividades, servidores do Centro participaram da reunião do grupo de trabalho de regulamentação de reservas extrativistas juntamente com representantes do Ministério do Meio Ambiente, de coordenações e unidades de conservação do ICMBio e de entidades representativas dos povos e comunidades tradicionais.
Segundo Kátia Barros, chefe do CNPT, o evento serviu para pesquisadores e gestores que desenvolvem políticas públicas relacionadas com a missão do Centro trocarem experiências e manterem relação direta com representantes dos povos e comunidades tradicionais. A participação do CNPT contou com o apoio financeiro do Ministério do Meio Ambiente através do Departamento de Áreas Protegidas.
Ascom/ICMBio
(61) 3341-9291