Notícias
Seminário debate avanços na conservação da Mata Atlântica
Os participantes avaliaram ações e desafios para a conservação do bioma
Rodrigo Rueda
rodrigo.abreu@icmbio.gov.br
Brasília (22/11/2011) - Na tarde desta terça-feira (22), o diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, participou do seminário “A Mata Atlântica no Ano Internacional das Florestas”, realizado de 21 a 24 de novembro no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em Brasília.
O evento promovido pelo Núcleo Mata Atlântica do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), com o Diálogo Florestal, Rede de ONGs da Mata Atlântica e Reserva da Biosfera da Mata Atlântica também conta com a participação de representantes da sociedade civil, empresários, parlamentares e ambientalistas.
Apresenta o debate sobre os avanços legais e institucionais nos últimos 30 anos e nos primeiros cinco anos da Lei da Mata Atlântica, quais os desafios para a conservação e recuperação, serviços ambientais gerados pelo bioma, o impacto econômico e o contexto das mudanças climáticas. O seminário é um dos eventos que encerra o Ano Internacional das Florestas.
O diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio, Ricardo Soavinski destacou as ações desenvolvidas pela autarquia nos últimos anos. “Avançamos na criação de unidades de conservação, de conselhos, na pesquisa e na fiscalização. A cada ano o número de visitantes cresce. Mas, o desafio é diário e precisamos consolidar as unidades criadas e ampliar parcerias e modelos de gestão”, disse.
Soavinski aproveitou para anunciar a assinatura de dois acordos de cooperação técnica e financeira entre o ICMBio e a Fundação SOS Mata Atlântica, que vai beneficiar a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, que abrange os estados de Alagoas e Pernambuco e a APA de Cairuçu, em Paraty, no Rio de Janeiro.
Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente
Na quarta-feira (23), no Centro Comunitário da UnB, às 19h, será realizada pelo Ministério do Meio Ambiente a entrega do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, em edição especial para homenagear o Ano Internacional das Florestas. O Prêmio Chico Mendes foi criado em dezembro de 2001 para valorizar e incentivar iniciativas de proteção ao meio ambiente que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável. Além da premiação, haverá uma apresentação musical do cantor e compositor mineiro Lô Borges.
Ascom ICMBio
(61) 3341-9280