Notícias
Seminário de iniciação científica reúne 98 trabalhos
Esta foi a quarta edição do evento promovido pelo ICMBio
Brasília (30/08/2012) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acaba de realizar o IV Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do ICMBio (IV SPIC). Durante o evento, realizado na sede da Acadio, em Iperó (SP), entre os dias 21 e 23, foi feita solenidade em homenagem ao quarto ano do Programa PIBIC/ICMBio (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do ICMBio), que conta com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Durante o seminário, foram apresentados 30 trabalhos de iniciação científica, além de 68 outros trabalhos sob responsabilidade direta de servidores. Ao todo, o evento contou com 110 participantes, dentre os quais 27 alunos de iniciação científica do PIBIC-ICMBio, 19 orientadores de alunos de iniciação científica do PIBIC-ICMBio, quatro membros do Comitê Externo PIBIC, cinco membros do Comitê Institucional PIBIC, 25 palestrantes do Instituto e de fora, além dos demais convidados e autores e apresentadores de trabalhos de pesquisas financiados ou apoiados pela instituição.
O IV SPIC, uma iniciativa da Coordenação de Apoio à Pesquisa (CGPEQ) do ICMBio, propiciou também a oportunidade de trazer as discussões da pesquisa no Instituto para o âmbito da gestão das unidades de conservação (UCs), do manejo das espécies e da conservação do patrimônio espeleológico, de modo a contribuir para subsidiar e orientar as políticas públicas para o setor.
Com o tema “Da Pesquisa à Política Pública”, a quarta edição do Seminário teve a intenção de destacar o papel das pesquisas no apoio às políticas ambientais implementadas no ICMBio, as quais abrangem temas relevantes para a conservação da biodiversidade brasileira: manejo de unidades de conservação, avaliação do estado de conservação da biodiversidade, elaboração e implementação de planos de ação nacionais, estabelecimento de corredores, fiscalização e formas avançadas de gestão pública.
Cinco melhores
No último dia do evento, os cinco melhores trabalhos foram apresentados pelos alunos na forma de painel, selecionados após avaliação pelos membros dos Comitês Externo e Interno do PIBIC-ICMBio, foram apresentados na forma oral e premiados.
Segundo Kátia Torres, da Coordenação de Apoio à Pesquisa do ICMBio, as palestras foram bastante centradas no tema deste ano “Da pesquisa à Política Pública”. Tratou-se, por exemplo, de desafios atuais nos acordos de pesca e sua relação com espécies ameaçadas e declínio da pesca. Foram abordadas ainda as questões urgentes em torno de temas envolvendo as zonas de amortecimento das UCs, espécies exóticas invasoras e planos de ação nacionais, sempre se discutindo situações em que a pesquisa levantou os problemas ou apoiou a discussão e a tomada de decisão.
“Os debates foram profícuos e muito intensos, os 30 trabalhos de iniciação científica e os 68 sob a responsabilidade direta de servidores foram apresentados e avaliados. Consideramos assim os objetivos alcançados e o seminário bem sucedido”, disse ela.
A coordenadora afirmou ainda que o seminário é anual e a coordenação aceita e aprecia sugestões de temas, palestrantes e formas de incluir um número maior de participantes. “A experiência que levarei desse evento é a convicção de que precisamos aprofundar a relação entre gestão de conhecimento, geração de conhecimento e manejo das áreas protegidas e das espécies ameaçadas. A convicção de que temos que estar aptos a fazer pesquisa, no ICMBio, de uma forma conectada com outras atividades, de modo a dominarmos o saber científico e com ele melhor dialogar e construir, e de modo a conhecer melhor também aquilo com que trabalhamos”, concluiu ela.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280