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Saiba mais sobre o Fundo de Áreas Protegidas
FAP é o primeiro fundo para financiar UCs a longo prazo
O que é
Fundo fiduciário de caráter permanente, que investe os rendimentos reais do capital depositado na manutenção das Unidades de Conservação consolidadas pelo Programa Arpa.
O que tem de inovador
É o primeiro fundo brasileiro criado para apoiar a sustentabilidade financeira a longo prazo de Unidades de Conservação (UCs).
É complementar ao orçamento governamental.
Serve como um piloto para o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
Faz parte de uma estratégia maior de consolidação de UCs, na qual elas recebem investimentos, são consolidadas pelo Arpa e depois têm sua manutenção apoiada pelo Arpa.
Exige uma contrapartida em recursos do órgão gestor.
É implementado por um arranjo inovador, com a participação de um gestor de recursos.
É um fundo permanente, pois utiliza apenas os rendimentos do capital depositado.
Quem são os doadores
Doador |
Doação ao FAP (US$ milhões) |
R$ milhões |
Doado em |
KfW |
25,50 |
2011 |
|
GEF/Banco Mundial |
14,50 |
Entre 2002 e 2010 |
|
WWF Brasil |
7,78 |
2002-2010 |
|
Grupo Boticário |
1,00 |
2002-2010 |
|
Natura |
1,00 |
2002-2010 |
|
Subtotal |
49,78 |
||
Rendimentos |
8,2 |
||
Total |
58 |
115 |
Primeiras UCs contempladas
Parque Estadual do Cantão (da Secretaria do Meio Ambiente de Tocantins) e Reserva Biológica do Jaru (do ICMBio, em Rondônia). Ambas UCs concluíram seus investimentos relativos à consolidação de sua gestão.
Quanto o Arpa investiu na consolidação das UCs
UC |
R$ |
Período |
Parque Estadual do Cantão |
1.640.000 |
2003 – março 2012 |
Reserva Biológica do Jaru |
3.230.000 |
2003 – março 2012 |
Atividades apoiadas
Atividades de administração e manutenção da UC; trabalhos com comunidades no interior e do entorno da UC de acordo com o Plano de Manejo; atividades de proteção (combustíveis para veículos, barreiras de incêndios, manutenção de equipamentos de fiscalização, diárias, etc.); atividades de treinamento; serviços (sobrevoos, manutenção predial, etc); apoio à operação dos conselhos gestores das UCs (logística de reuniões, alimentação, moderadores); reposição de equipamentos depreciados; revisão do Plano de Manejo; passagens aéreas, fluviais e terrestres e projetos especiais (inovações na gestão da UC ou do mosaico); desenvolvimento de novos mecanismos financeiros ou fontes de financiamento e avaliação ambiental e integração com comunidades.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280