Notícias
Sai edição especial da revista Ornithologia
Publicação científica do Cemave enfoca aves em UCs
Brasília (06/06/2013) – O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), lançou número especial da revista Ornithologia. A nova edição traz artigos e comunicações científicas sobre aves silvestres que habitam unidades de conservação (UCs).
A edição ficou a cargo da pesquisadora Márcia Cristina Pascotto, do Laboratório de Ornitologia da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT), câmpus Araguaia, e da equipe do Cemave. A publicação teve ainda apoio do grupo de especialistas de notório saber ornitológico que revisa todos os manuscritos submetidos.
. Para ter acesso à nova edição, clique aqui.
. Para ler edições anteriores e obter informações sobre como submeter artigos à revista, clique aqui.
De acordo com Patrícia Serafini, analista ambiental do Cemave, o conjunto de UCs brasileiras cumpre importante papel na manutenção da riqueza da avifauna nacional e na proteção de espécies consideradas endêmicas, ameaçadas e vulneráveis. Do mesmo modo, a divulgação e a produção de conhecimentos científicos, que mostrem a importância dessa realidade, são fundamentais para a gestão da biodiversidade. E é exatamente nesse contexto que se insere a revista Ornithologia.
Segundo a pesquisadora, atualmente, há lacunas no conhecimento sobre a representatividade de espécies da avifauna e a importância delas nas UCs em todos os biomas. Além disso, para tornar possível a avaliação do estado de conservação das populações existentes nas unidades de conservação, é necessário ter dados sobre a abundância das espécies, bem como informações ecológicas sobre elas nos ambientes protegidos.
Para ela, ao disponibilizar e compartilhar esse conhecimento com a sociedade e com os gestores de UCs, a revista Ornithologia permite a proposição de estratégias que garantem a manutenção das espécies de aves e suas importantes interações, assim como a manutenção da integridade dos ambientes das áreas protegidas.
Patrícia lembra, por fim, que a revista Ornithologia oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico proporciona maior democratização do saber e subsidia os processos de gestão e conservação da biodiversidade.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280