Notícias
Rodovia é restaurada no Parque Nacional do Iguaçu
A obra foi realizada em duas etapas, dentro e fora da UC
Brasília (07/02/2012) - Uma cerimônia no Parque Nacional do Iguaçu marcou a entrega da BR-469 - Rodovia das Cataratas, após as obras de restauração feitas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). O evento aconteceu no dia 2 de fevereiro e contou com a presença do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo; do superintendente do DNIT no Paraná, José da Silva Tiago; e do diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski.
A obra foi realizada em duas etapas, dentro e fora do Parque Nacional, somando investimentos de R$ 11 milhões, para o trecho total de 20 Km. A intervenção principal foi a restauração da pista de rolamento com substituição da capa asfáltica além de outros benefícios realizados. Já o trecho no interior do parque, onde o tráfego é restrito para proteção da flora e fauna, uma nova camada asfáltica foi implantada com acostamentos pavimentados para aumentar a segurança dos veículos, na sua maior parte ônibus especiais que levam os visitantes da entrada da unidade até as Cataratas do Iguaçu.
Antiga reivindicação do turismo local, a via de acesso às Cataratas do Iguaçu foi construída em 1968 e havia passado por reforma em 1977. Depois desse período, apenas operações de tapa-buracos foram realizadas no local.
Durante a cerimônia, Ricardo Soavisnki lembrou que o Parque Nacional do Iguaçu faz parte do programa “Parques da Copa”, devendo receber um grande fluxo de visitantes em 2014. Ele informou que existem investimentos previstos ainda para esse ano que incluem a reconstrução da Trilha das Cataratas, o aterramento da rede elétrica ao longo da própria BR-469 e a construção de uma ciclotrilha.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280