Notícias
Ribeirinhos assistem a lançamento de filme sobre UC
APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná é referência em gestão participativa no Brasil
Brasília (03/02/17) – Os moradores de Porto São José, distrito de São Pedro do Paraná (PR), acompanharam com curiosidade a movimentação dos equipamentos, mesas, cadeiras, tochas e a instalação de um telão nas areias do rio Paraná. “Vai ter algum show?”, perguntou um morador que passava pela orla do porto. “Hoje tem cinema no rio”, respondeu um componente da equipe organizadora. Tratava-se do pré-lançamento do curta-metragem “Rio Paraná: Mosaico da Conservação”.
Veja o documentário completo
aqui
.
O sol se escondia no horizonte quando começou a sessão. Moradores da comunidade ribeirinha, políticos da região e conselheiros da
Área de Proteção Ambiental (APA) das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná
– unidade de conservação (UC) administrada pelo ICMBio – tiveram a oportunidade de assistirem a si mesmos na telona. O filme pretende replicar o modelo de gestão da APA, que envolve uma profunda relação de gestão compartilhada com municípios e consórcios intermunicipais, integrada com outras UCs ao longo do rio Paraná e participativa, especialmente através do maior Conselho Gestor de unidade de conservação do país.
Envolvimento comunitário e valorização das parcerias
A escolha pelo cinema na margem do rio teve como objetivos a promoção da APA junto à comunidade ribeirinha e a valorização dos parceiros. “Temos uma cultura de reconhecimento público e valorização daqueles que estão envolvidos com a conservação do rio Paraná”, explicou o chefe da APA, Erick Caldas Xavier, que também destacou a atuação do Coripa, consórcio intermunicipal que atuou diretamente na produção do filme.
Ainda segundo o chefe da UC, o pré-lançamento foi feito com exclusividade para a comunidade ribeirinha e no dia 6 de março o filme será amplamente divulgado nas redes sociais, enviado às prefeituras com unidades de conservação em seus territórios e aos gestores destas áreas protegidas.
De acordo com a bióloga, analista ambiental do Coripa e uma das produtoras do curta, Letícia Araujo, a criatividade e a troca de experiências são fundamentais para a proteção da natureza. “São tempos difíceis para a conservação. Por isso queremos muito dividir com todos o nosso jeito de trabalhar no rio Paraná”, argumentou.
Boas Práticas em UCs
O lançamento do curta-metragem acontece um ano após o II Seminário de Boas Práticas em Unidades de Conservação, promovido pelo ICMBio e pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio da fundação Gordon e Betty Moore. O seminário, e agora o filme, têm por objetivo valorizar, divulgar e multiplicar ações positivas no âmbito da administração de áreas protegidas no Brasil. A gestão compartilhada, integrada e participativa da APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná foi elencada como uma das experiências de sucesso no país.
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280