Notícias
Resex no Pará começa a legalizar manejo florestal
Medida faz parte do pacote aprovado em reunião com ICMBio
Dandara Santos
dandara.silva@icmbio.gov.br
Brasília (24/04/2013) – A Reserva Extrativista (Resex) Verde Para Sempre, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Porto de Moz, no Pará, começou a executar as medidas de estruturação da unidade e de incentivo às atividades produtivas, aprovadas em reunião com a direção do ICMBio em janeiro, que inclui ainda benefícios dos programas Bolsa Verde, Luz Para Todos e de assistência técnica, proteção e regularização ambiental.
Com relação à legalização do Plano de Manejo Florestal Comunitário (PMFC), a Resex conta com cerca de 20 comunidades de alto potencial para a exploração de recursos florestais, das quais seis já se encontram em fase de conclusão das propostas de gestão florestal, que devem ser apresentadas ao ICMBio.
A Resex já recebeu dos presidentes das associações de moradores das comunidades de Belém, Paraíso, Por Ti Meu Deus e Itapeua os pedidos de Autorização Prévia à Análise dos Planos de Manejos Florestal Sustentável (Apat). Esse é o primeiro passo para as comunidades legalizarem o manejo dos recursos florestais, principalmente a madeira. Pelo menos, cem famílias serão beneficiadas diretamente.
Os projetos de manejo são um esforço tanto das associações de moradores quanto do ICMBio e demais instituições, entre elas o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Comitê para Desenvolvimento (CDS) e o Instituto Floresta Tropical (IFT).
A reunião em que foi aprovado o pacote de medidas estruturantes para a Resex Verde para Sempre foi realizada em 21 de janeiro e contou com a presença do presidente e diretores do ICMBio, representantes dos ministérios de Minas Energia, Desenvolvimento Agrário, da Secretaria do Patrimônio da União, Conab, Governo do Pará e Prefeitura de Porto de Moz, além das lideranças comunitárias do CDS, FVPP e do STTR Porto de Moz.
LEIA TAMBÉM:
Extrativista do Pará serão beneficiados
Luz para Todos beneficia famílias da Verde para Sempre
Comunicação ICMBio – (61) 3341-9280 – com informações do analista ambiental Marcos Rocha, chefe da Resex Verde para Sempre