Notícias
Resex Gurupá Melgaço realiza primeira etapa do cadastramento de moradores da UC
A segunda fase do cadastramento está marcada para outubro
Brasília (24/08/2011) - A Reserva Extrativista de Gurupá Melgaço iniciou no último dia 10 a primeira etapa do cadastramento de todos os moradores da Unidade Conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A atividade durou dez dias e percorreu os rios Pucuruí, Taueré, São Bento e Santa Cruz. Essa ação faz parte do planejamento anual da Resex junto ao Projeto PNUD – Noruega.
Nessa primeira etapa, foram cadastradas mais de 100 famílias. O cadastramento terá continuidade no próximo mês de outubro, quando os analistas do ICMBio efetivarão o cadastramento, buscando a totalidade das famílias moradoras na UC.
A importância do processo de cadastramento está intimamente relacionada com a gestão da Unidade de Conservação. Através do conhecimento da realidade de cada morador, os gestores poderão mapear melhor suas atividades.
“O momento não poderia ter sido mais propício. Finalizamos o processo de criação do Conselho Deliberativo, recebemos a lista e o curso sobre o novo Programa do Governo Federal, o Bolsa Verde que vai atender mais de 300 pessoas na Resex. Logo, o cadastramento dos moradores é nossa prioridade”, afirmou a chefe da unidade Nayara Stacheski.
A equipe foi formada por três analistas do ICMBio e dois estagiários, uma parceria com a Casa Família Rural de Gurupá. As atividades ocorreram com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gurupá e da Associação dos Povos Tradicionais Extrativistas do Pucuruí e Marajoí (ASTREM), para divulgação e distribuição de declarações de moradia na UC.
Ascom ICMBio
(61) 3341-9280