Notícias
Resex de Maracanã, no Pará, debate plano de utilização
Oficina dá início a processo de revisão do documento
Brasília (20/10/2011) – Passados seis anos de sua criação, o Plano de Utilização da Reserva Extrativista (Resex) Marinha de Maracanã, no Pará, foi discutido durante oficina de trabalho promovida pelo Conselho Deliberativo. O evento contou com a participação de lideranças comunitárias, órgãos ambientais e entidades da sociedade civil.
A oficina teve como objetivo dar início ao debate sobre a revisão do Plano de Utilização, tendo em vista a necessidade de mudanças e maior divulgação, garantindo o uso dos recursos naturais de forma justa e equilibrada.
Dentre as principais contribuições, foram sugeridas novas regras para utilização de artes de pesca fixas, já que grande quantidade de “currais de pesca” acaba dificultando a navegação de embarcações. Outra proposta apresentada foi o zoneamento de determinados locais que vem sofrendo pressão antrópica (humana), como a praia da Marieta, a ilha do Cumaru e a comunidade do Aricuru.
Na oficina, foi verificada a necessidade de maior divulgação e discussão do Plano de Utilização junto aos maiores interessados, os usuários dos recursos pesqueiros. Os representantes do Conselho Gestor encaminharam a proposta de realização da “Semana de Campo” com divulgação e revisão do plano de uso, bem como atividades de educação ambiental a ser realizada nas comunidades da Resex Marinha de Maracanã com a participação dos extrativistas da Resex Marinha de Soure.
As atividades conjuntas entre o Núcleo de Gestão Integrada (NGI) de Curuçá e a Resex Marinha de Soure, dentre outras atividades de integração, são essenciais para o fortalecimento da gestão nas UC da região do “Salgado Paraense”.
A oficina teve apoio financeiro do Projeto Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) BRA/023 e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).
Participaram do encontro dirigentes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema); Ibama; Universidade Federal do Pará (UFPA); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), sindicatos, associações e o analista ambiental Mauro Braga e o extrativista Antônio “Berruga”, ambos oriundos da Resex Marinha de Soure, no Pará.
Ascom/ICMBio
(61) 3341-9291