Notícias
Reserva no Pará aprova acordo de gestão
Medida favorece populações tradicionais extrativistas
Brasília (16/05/2013) – O Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista (Resex) Gurupá-Melgaço, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Pará, acaba de aprovar acordo de gestão que regulamenta questões importantes para a comunidade, como moradia, pesca, utilização florestal, manejo do açaí e uso de embarcações.
Segundo o chefe da reserva, Rafael Magalhães, o acordo é uma “verdadeira conquista” das populações tradicionais extrativistas da Resex Gurupá-Melgaço, pois possibilitará o controle do uso dos recursos naturais pelos próprios moradores.
O próximo passo, segundo ele, é a análise jurídica e institucional do acordo por parte da Diretoria de Ações Socioambientais e Consolidação Teritorial (Disat) do ICMBio e da Procuradoria Federal Especializada do órgão.
Ainda durante a reunião, realizada no sábado (11), foi acertada a criação de um grupo para fazer o levantamento das famílias beneficiadas pelos programas e políticas públicas do governo federal.
O grupo vai apoiar e acompanhar o processo de cadastramento das famílias e terá a participação de representantes da sociedade civil organizada, das comunidades, do órgão de assistência técnica e extensão rural do estado e da Prefeitura Municipal de Gurupá.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280