Notícias
Representante do papa visita Cavernas do Peruaçu
O núncio apostólico Dom Giovanni d´Aniello conheceu trilha no parque nacional e inaugurou cozinha comunitária na APA, em Minas
Brasília (01/08/2017) – O representante do papa Francisco no Brasil, o núncio apostólico Dom Giovanni d´Aniello, esteve em Januária, na região norte de Minas, para comemorar os 60 anos da diocese local. Ele aproveitou para conhecer o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em especial a trilha da Gruta do Janelão, um dos atrativos da unidade de conservação (UC) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Durante a visita, o núncio estava acompanhado de comitiva formada por 35 pessoas, entre membros da Igreja e autoridades locais. Na programação, foi servido um café da manhã no Centro de Visitantes Cavernas do Peruaçu e feita uma breve apresentação sobre o parque nacional e a Área de Proteção Ambiental (APA) Cavernas do Peruaçu, pela chefe da APA, Dayanne Sirqueira.
De acordo com Dayanne, foi “uma grande emoção” receber o núncio e apresentar os projetos que têm sido realizados pela equipe do Peruaçu. “O fato dele ter reconhecido nosso comprometimento é ainda mais gratificante", frisou ela.
Após apresentações culturais do Povo Indígena Xacriabá, que vive em Terra Indígena vizinha às unidades de conservação, o núncio seguiu para a comunidade Olhos Dágua, na APA Cavernas do Peruaçu, para inauguração da cozinha sertaneja.
A cozinha sertaneja foi financiada com recursos provenientes do fundo da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem por objetivo se tornar uma fonte de renda para os moradores da região. Ela funcionará como mais um atrativo. No local, a comunidade vai receber os visitantes do parque nacional e mostrar um pouco da cultura do norte de Minas por meio da gastronomia.
Segundo Solange Mota, conselheira das unidades e liderança popular, a cozinha comunitária vai gerar emprego e renda para a comunidade. “Agora, em pleno funcionamento, será possível inserir a comunidade na rota do turismo. Não podíamos ter iniciado esse projeto de uma melhor maneira. Somos e fomos muito abençoados", disse ela, ao se referir à visita do representante do Papa.
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280