Notícias
Regularização Fundiária avança na Rebio Pedra Talhada
Cerca de 70% da área da UC está regularizada
Brasília (01/10/2012) - A Reserva Biológica Pedra Talhada deu um importante passo no processo de regularização fundiária. Em evento realizado no dia 22 de setembro, próximo à sede da unidade, foram entregues cheques para o pagamento de benfeitorias de posseiros de 23 famílias, residentes no interior da unidade de conservação (UC), que já tem cerca de 70% de sua área regularizada. O pagamento das posses é feito através dos recursos da ONG Associação Nordesta Biodiversidade, que atua em apoio as atividades do ICMBIO, e as famílias terão prazos para deixar a área da UC.
A parceria entre a Nordesta e a Rebio foi assinada durante o evento, na forma de um Termo de Reciprocidade entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e a Associação Nordesta Biodiversidade, que objetiva especialmente a consolidação territorial da Reserva Biológica de Pedra Talhada, uma amostra representativa da mata atlântica nordestina. As ações do tratado incluem o apoio na identificação, indenização e no reassentamento de posseiros de boa fé, bem como na aquisição de áreas prioritárias na unidade, sob orientação da equipe técnica do ICMBio. Estiveram presentes no evento, a coordenadora regional da CR-6, Carla Marcon, a coordenadora substituta da CGTER, Bruna de Vita, o diretor da DISAT, João Arnaldo e a pesquisadora e fundadora da Nordesta, Anita Studert.
No mês de agosto, uma forca tarefa composta por quatro analistas ambientais do ICMBio, juntamente com a equipe da UC, estiveram em campo para a elaboração de relatórios de vistorias de propriedades no interior da unidade, coletando documentação cartorial junto aos cartórios de terras dos municípios de Quebrangulo, em Alagoas, e Lagoa do Ouro, localizado em Pernambuco. Em outubro, o trabalho terá continuidade, com a avaliação dos imóveis das propriedades e análises do mercado de terras na região.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280