Notícias
Rede Brasileira de Trilhas recebe prêmio da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo
- Foto: ICMBio
O ICMBio, no contexto da Rede Brasileira de Trilhas, recebeu na semana passada, em evento realizado em Vitória/ES, o Prêmio BRAZTOA, a mais importante premiação de sustentabilidade do turismo brasileiro. Entregue pela maior associação do turismo do Brasil, o prêmio mostra a importância das Unidades de Conservação no sistema brasileiro de trilhas.
Junto à Rede Brasileira de Trilhas, o Instituto Chico Mendes vem implementando ações de manejo e conservação em parceria com milhares de voluntários, conectando as UCs federais à rede. A iniciativa é uma ferramenta que complementa o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), ao buscar conectar todas UCs nos caminhos do sistema de trilhas do Brasil.
Pela presença nacional, o ICMBio é um grande indutor e parceiro desta iniciativa, criando oportunidades de emprego e renda não só das populações nas unidades do SNUC e seus entornos, mas em todas as trilhas em operação. O turismo de trilhas é uma atividade que está em crescimento no Brasil e no mundo. Este prêmio reconhece os esforços e dedicação de mais de dez mil voluntários, servidores de UC e parceiros em escala nacional, que estão melhorando a experiência dos usuários das trilhas e contribuindo para o desenvolvimento do turismo de natureza.
Segundo o Analista Ambiental Fábio André Faraco, que representou o ICMBio na cerimônia de premiação, “este prêmio é merecido e deve ser compartilhado com todos que atuam na iniciativa da Rede Brasileira de Trilhas, bem como celebrado como um mérito de parceria com Estados e Municípios e, claro, com todos os participantes. Que as pegadas amarelas e pretas continuem a sinalizar esta iniciativa por todo Brasil, a conservação só tem a ganhar com a plena participação civil.”
O evento foi prestigiado pelo Governador do Estado, Renato Casagrande. Estavam lá para receber o prêmio, Pedro da Cunha e Menezes sendo o representante do Ministério do Meio Ambiente, Amanda Giudice e Valeria Almeida, da Trilha Brigadeiro Caparaó; representando a Associação Rede Brasileira de Trilhas, Rodrigo Bicudo, da Prefeitura de Itapema, e Ricardo Borges, da Trilha Grande Reserva Mata Atlântica e da SPVS.
Texto original: Fábio Faraco/ICMBio