Notícias
Rede Brasileira de Trilhas ganha prêmio internacional
Sinalização da Trilha Caminho de Veadeiros - Foto: Fernando Tatagiba
A Rede Brasileira de Trilhas foi selecionada para receber o Prêmio Advancing Trails Award na categoria internacional. A Rede Trilhas é resultado da governança do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e trabalho conjunto do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Ministério do Turismo (MTUR).
O prêmio é uma iniciativa da coalizão norte-americana American Trails, criada em 1971 com o nome de National Trails Council. Tem valor simbólico inestimável e é o mais relevante reconhecimento da Rede Brasileira de Trilhas. A American Trails é a maior organização de trilhas do mundo e reúne instituições gestoras de trilhas e de áreas protegidas, profissionais, empresas, voluntários, conservacionistas e usuários.
Conhecidos pelas pegadas amarelas e pretas que conectam unidades de conservação do Brasil, as trilhas são enormes corredores ecológicos que garantem a manutenção da vida selvagem e a melhoria de indicadores ecológicos. O trabalho é realizado por estados, municípios, ONGs e diversos coletivos de voluntários aglutinados pela Rede Trilhas.
A Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Rede Trilhas) se destaca por estimular a união entre recreação, natureza e turismo. Por isso, foi escolhida para receber o prêmio a ser entregue no International Trails Summit de 2023, que será realizado em Reno, nos Estados Unidos, entre os dias 17 e 20 de abril.
Trilhas em unidades de conservação
São mais de 10 mil quilômetros de trilhas espalhadas por centenas de unidades de conservação em todos os biomas terrestres do País e disponíveis em todos os tipos de dificuldade - do iniciante ao avançado e que, conectam e integram a paisagem cênica de ambientes outrora fragmentados.
Diversas unidades de conservação, sejam elas federais, estaduais ou municipais, abrigam trechos das trilhas. São destaques: a Trilha Transmantiqueira, que possui mais de 1000 quilômetros de extensão e passa por unidades de conservação como o Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira e o Parque Nacional do Itatiaia; a trilha Caminhos dos Veadeiros, com 480 quilômetros, na qual é possível visitar unidades como a Área de Proteção do Planalto Central e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros; e a Transcarioca, com 183 quilômetros e que adentra o Parque Nacional da Tijuca.
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br