Notícias
Ação abre oportunidade de adoção de unidades de conservação federais na Amazônia.
Publicado edital da primeira etapa do programa Adote um Parque
Parque Nacional Nascentes do Lago Jari, um dos presentes no Programa (Foto: Diogo Lagroteria)
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou nesta quinta-feira (4/3) edital de chamamento público para selecionar os adotantes de parques nacionais na primeira etapa do programa Adote um Parque, oficializado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) no mês passado. Baseado na lista publicada nesta semana, o chamamento contempla 132 unidades de conservação federais (UC) na Amazônia.
Pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, agora podem enviar suas propostas ao ICMBio por meio do email adoteumparque@icmbio.gov.br, ou via envelope fechado, conforme as instruções do edital. As adoções serão efetivadas na forma de doação de bens e serviços para a conservação das unidades, à razão esperada de R$ 50 por hectare ao ano. Os serviços incluem monitoramento, prevenção e combate a incêndios florestais e desmatamento ilegal, recuperação de áreas degradadas e mais.
Dois protocolos de intenção já foram assinados pelo MMA, o primeiro junto ao Carrefour, no ato de instituição do programa, e o segundo junto à Genial Investimentos, nesta terça-feira (2/3).
Programa Adote um Parque
O Adote um Parque é um programa do Governo Federal para atrair recursos para a proteção das 334 UC. A adoção consiste na doação de bens e serviços diretamente para as UC, e corre na velocidade do setor privado. Entre os serviços, estão contemplados monitoramento, prevenção e combate a incêndios e desmatamento ilegal, recuperação de áreas degradadas, implementação de planos de manejo e mais.
Saiba mais sobre o programa Adote um Parque.