Notícias
Projeto sonoro permite visita às Cataratas do Iguaçu pela audição
- Foto: Rodger Savaris
A experiência completa da visita ao Parque Nacional do Iguaçu foi gravada pelo cineasta e morador de Foz do Iguaçu, Carlos Cezare. A produção Cataratas do Iguaçu – Visitando com os Ouvidos consiste em 35 áudios de todo o circuito de visitação, com diferentes experiências possíveis na Unidade de Conservação.
Dentre as possibilidades, está a Trilha das Bananeiras, um passeio de 1,5km que permite apreciar a diversidade de belezas naturais no parque que é reconhecido como patrimônio natural mundial. O passeio sensorial leva o ouvinte a conhecer também os atrativos mais conhecidos do parque, como o bondinho, o passeio pelo rio e, claro, as Cataratas do Iguaçu.
Cezare, o produtor dos áudios, dedicou sete meses para realizar todas as gravações necessárias, que levaram a um produto final que pode ser aproveitado tanto pelas pessoas que já visitaram o parque, quanto as que ainda não tiveram a oportunidade. As sete horas de som também são um recurso de acessibilidade, o cineasta explica: “Quero levar também às pessoas que não podem enxergar. Quero que elas possam sentir como são ricos e poderosos os sons deste lugar”.
Para escutar na íntegra, acesse as plataformas:
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br