Notícias
Projeto Pnud seleciona profissionais para ocuparem o cargo de consultor técnico no ICMBio
Os interessados deverão enviar currículos até esta sexta-feira
Brasília (20/01/2012) - O Projeto Para Conservação da Biodiversidade e Promoção do Desenvolvimento Sócio Ambiental - Projeto Pnud BRA/08/023 abriu cinco vagas a serem ocupadas para o cargo de consultor técnico no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Os interessados deverão enviar currículos até esta sexta-feira (20) para o endereço do ICMBio. Serão considerados no processo seletivo os currículos cuja identificação do edital e do código da vaga desejada esteja descrito na parte externa do envelope. O candidato que desejar concorrer a mais de uma vaga deverá encaminhar documentação para cada código em envelopes diferentes.
Técnico especializado – Das cinco vagas, quatro serão para ocupar a função de técnico especializado. Os profissionais contratados farão parte da Coordenação de Elaboração e Revisão do Plano de Manejo (CPLAM), vinculada a Diretoria de Unidades de Conservação e Proteção Integral (Direp) e da Diretoria de Unidades de Conservação de Uso Sustentável e Populações Tradicionais (Diusp) .
De acordo com o edital, as vagas para esse cargo serão destinadas ao nº 49,51,52 e 53 do Projeto Pnud BRA/08/023. O candidato que ocupar a vaga nº 49 deverá elaborar o volume II do Plano de Manejo da Floresta Nacional (Flona) de Caxiuanã, padronizar os relatórios temáticos que compõem o Volume III e elaborar a Versão Resumida do Plano de Manejo da Flona de Caxiuanã.
O profissional deverá ter graduação na área das ciências ambientais, exatas e da terra, ciências biológicas ou ciências agrárias (biologia, ecologia, engenharia ambiental, engenharia florestal, agronomia, geografia, geologia ou afins).
O que ocupar a vaga nº 51 ficará responsável pelo estudo e mapeamento das Unidades de Paisagem Natural, correlacionando-as com índices de diversidade biológica, ocorrências biológicas e riqueza específica de fauna e flora, para a elaboração dos planos de manejo das unidades de conservação federais do interflúvio dos rios Purus-Madeira (área sob influência da BR-319).
Caberá ao candidato que ocupar a vaga nº 52 a elaboração da base cartográfica e de um Sistema de Informações Geográficas - SIG para a área do interflúvio dos rios Purus-Madeira (área sob influência da BR-319) e para cada uma das 11 UC Federais, na escala 1:250.000, elaborados com base no SIPAM-RADAM, Árvores-parcelas RADAM, SRTM 30, Censo Rural 2010-Domicílios, Ottobacias nível 5, World Clim e PRODES 2010 para subsidiar a elaboração dos planos de manejo.
O profissional que ocupar as vagas de nº 51 e 52 deverão ter a formação acadêmica em Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Ecologia, Geografia, Biologia e áreas afins.
O candidato que ocupar a vaga nº 53 fará consultoria para elaboração de diagnóstico comunitário de potencialidades à gestão participativa das UC e à renovação das lideranças das associações, e elaboração de um Plano Estratégico para o Fortalecimento da mobilização comunitária e da Gestão participativa das Reservas Extrativistas (Resex) do Rio Jutaí, Baixo Juruá, Flona Tefé e entornos.
É obrigatório ter formação acadêmica superior em áreas afins a temática do TDR com atuação profissional comprovada na Amazônia e em processos educativos com foco na conservação e no protagonismo comunitário.
Consultor especializado - O profissional a ser contratado para essa vaga fará parte da Coordenação Geral de Visitação (CGVIS), vinculada a Diretoria de Unidades de Conservação e Proteção Integral (Direp) do ICMBio.
De acordo com o edital, a vaga para esse cargo será destinada ao nº 50 do Projeto Pnud BRA/08/023. O contratado terá como objetivo a elaboração de Projeto Executivo e Manual de Sinalização para as unidades de conservação federais, no âmbito do Projeto Parques da Copa.
O candidato deverá ter nível superior, com formação acadêmica em arquitetura, desenho industrial, designer gráfico, engenharia de materiais e áreas afins ao tema desse TdR.
Para acessar o edital clique aqui.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280