Notícias
Projeto Caminhos do Pampa inicia oficinas para criar trilhas sustentáveis no Rio Grande do Sul
- Foto: Acervo
O Instituto Pró Pampa deu início às oficinas participativas do projeto Caminhos do Pampa: Implementação, Sustentabilidade e Valorização de Saberes, realizadas nos dias 11 e 12 de março em Sant’Ana do Livramento e Alegrete (RS). A ação, que conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), tem, como objetivo diagnosticar informações sobre o rol de oportunidade de visitação nos limites da APA do Ibirapuitã, mapear propriedades de moradores e pontos de interesse. Participaram representantes de prefeituras, instituições parceiras e moradores dos quatro municípios da unidade de conservação (Alegrete, Quaraí, Rosário do Sul e Sant’Ana do Livramento).
O projeto prevê a implementação de 30 km de trilhas de longo curso no bioma Pampa, integrando a Rede Nacional de Trilhas e promovendo turismo sustentável com valorização da cultura local. A iniciativa é parte do programa GEF Terrestre, coordenado pelo MMA em parceria com BID e FUNBIO.
As oficinas marcam o início de um processo colaborativo para estruturar a trilha multimodal (percurso que permite a combinação de diferentes modos de transporte ou atividades, como caminhada, ciclismo, caiaque, entre outros, num mesmo roteiro), que conectará áreas naturais e comunidades da região. O diagnóstico incluiu a identificação de rotas, atrativos e potencialidades para o ecoturismo, alinhando conservação e desenvolvimento regional. Ao longo de 2025, o Instituto Pró Pampa dará continuidade às ações, fortalecendo a gestão participativa e a preservação do Pampa.
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relacionado:

Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280