Notícias
Preso vigilante que atuava como fiscal na Floresta Nacional de Brasília
Importante pessoas denunciarem práticas ilegais como esta às autoridades
Brasília (01/07/2011) - Nesta quinta-feira, dia 30 de julho, foi preso em flagrante por extorsão e falsidade ideológica um vigilante terceirizado que prestou serviços na Floresta Nacional (Flona) de Brasília, Unidade de Conservação sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Ele é acusado de notificar moradores da região e aplicar multas com penalidades de até R$ 85 mil reais, por construção irregular.
Segundo Elda Raquel Vargas, chefe da Flona de Brasília, o vigilante estava afastado dos serviços por licença médica há vários meses. “O caso foi descoberto após denúncia de um morador que procurou os servidores da Unidade de Conservação e apresentou um documento alterado do Ibama como sendo um auto de infração. Ele aceitava não multar os moradores mediante pagamento de R$ 1 mil reais, em dinheiro”, explicou a chefe da Flona.
Logo após o conhecimento do fato o agente do ICMBio, Josedson Nilton de Oliveira, entrou em contato com servidores do Ibama, que confirmaram que o documento era falso. A denúncia foi enviada para o Departamento de Polícia Federal, que prendeu o acusado.
“Outros moradores da região e vítimas de extorsão também forneceram informações sobre o esquema. É um caso isolado, mas é importante divulgar e denunciar este tipo de prática para as autoridades competentes”, ressaltou Elda Vargas.
Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280