Notícias
Pesquisa busca melhorar qualidade de vida dos moradores da Flona de Ipanema
Um dos objetivos é disseminar informações sobre o tratamento da água
Priscila Galvão
priscila.galvao@icmbio.gov.br
Brasília (06/05/2011) – Uma pesquisa que vem sendo realizada na Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, em Iperó (SP), busca levantar dados sobre as comunidades residentes no interior e entorno da flona, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A pesquisa tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da comunidade local e foi dividida em cinco áreas de atuação: análise e mapeamento hidrológico; uso e ocupação do solo; patrimônio cultural e manejo do solo; ecoturismo; e interesses econômicos em jazidas de fosfato.
“Nosso foco é a comunidade que vive dentro dos limites da Flona e também duas comunidades que extrapolam o limite da unidade, pois elas utilizam água oriunda do Rio Ribeirão do Ferro para abastecimento e consumo sem nenhum tipo de tratamento”, informou Andres Fatoreto, estudante de Gestão Ambiental e um dos executores da pesquisa, coordenada pela professora Emília Seo e orientada pelo professor Estefano Gobbi. “Nosso objetivo é levar informações sobre a qualidade da água e saneamento à população daquela região”, completou Fatoreto.
Ele afirmou ainda que os grupos foram divididos com uma idéia central de apoiar a flona em possíveis intervenções e correções do ambiente. “Após irmos a campo, encontramos a questão social, onde conseguimos encaixá-los com focos primários e secundários”, concluiu.
Ascom/ICMBio
(61) 3341-9291