Notícias
Peruaçu promoverá em novembro seminário científico
Evento é aberto a pesquisadores, gestores de unidades de conservação, professores, estudantes e o público em geral. Veja como fazer a inscrição
Brasília (04/09/2017) – O Parque Nacional (Parna) e a Área de Proteção Ambiental (APA) Cavernas do Peruaçu, em Minas, promovem, entre os dias 9 e 10 de novembro, o I Seminário Científico do Vale do Peruaçu – Uso e conservação dos recursos hídricos. O evento, que terá lugar no Centro de Visitantes do parque, na comunidade do Fabião I, a 45 km da sede do município de Januária (MG), vai reunir especialistas de várias áreas para discutir temas relacionados à pesquisa voltada para a gestão da biodiversidade da região.
O seminário é aberto a pesquisadores, gestores de unidades de conservação, professores, estudantes e ao público em geral. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 deste mês apenas para participação ou, também, para a submissão de trabalhos desenvolvidos na região.
. Clique
aqui
para inscrição de participação
. E
aqui
para submissão de resumos de trabalhos
A abertura ocorrerá às 14h do dia 9 de novembro. Em seguida, haverá mesa-redonda sobre o potencial de pesquisa da região do Vale do Peruaçu e entorno com a participação do ex-ministro do Meio Ambiente e sócio-diretor da Seiva Consultoria, José Carlos Carvalho, a coordenadora-geral de Pesquisas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Katia Torres, e o coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecave) do Instituto, Jocy Brandão Cruz.
Ainda no dia 9 ocorrerão as palestras Veredas, Oásis do Sertão, com Maria das Dores Magalhães Veloso, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), e Adequação de sistemas de produção como estratégia para manutenção da água no solo, com Leidivan Almeida Frazão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
No dia 10, na parte da manhã, serão oferecidos os mini-cursos Identificação botânica na trilha da Lapa do Rezar, coordenado por Rubia Santos Fonseca, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Identificação de áreas de recarga hídrica e suas técnicas de recuperação ambiental, com Flávio Pimenta Figueiredo, também da UFMG; e Caracterização espeleológica das cavidades do Vale do rio Peruaçu, com Hamilton dos Reis Sales, do Grupo Geo e Instituto Federal do Norte de Minas Gerais) e Nicolàs Striks, da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Para a tarde, está prevista a mesa-redonda Recuperação de Áreas Degradadas, com a participação de Alexandre Bonesso Sampaio, do Centro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado, do ICMBio; Flávio Pimenta Figueiredo, da UFMG; e Hernando Baggio Filho, da Universidade Federal dos Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
. Clique
aqui
para conferir a programação completa
O
Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
foi criado em 1999. Tem 56.400 hectares, abrangendo os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, no norte de Minas. É famoso pelas imensas cavernas e paredões marcados pela arte rupestre pré-histórica, em sítios arqueológicos milenares de reconhecida importância internacional.
A unidade foi estruturada recentemente
e possui trilhas, mirantes e passarelas. Grupo de condutores ambientais treinados e credenciados pelo ICMBio garantem ao visitante uma experiência segura e única, num passeio de tirar o fôlego.
Clique aqui para programar a sua visita
.
A
APA Cavernas do Peruaçu
engloba parte do parque e foi criada dez anos antes, em 1989. Abrange os municípios de Bonito de Minas, Cônego Marinho, Itacarambi, Januária, Miravânia e São João das Missões. O seu objetivo é proteger o patrimônio geológico e arqueológico, amostras representativas de Cerrado, floresta, fauna, paisagens, recursos hídricos e os demais atributos bióticos e abióticos da região. As duas unidades são geridas de forma integrada pelo ICMBio.
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280