Notícias
Parque Nacional do Itatiaia apresenta a Exposição Xamãs
Mostra conta com totens, máscaras e quadros inspirados na Mata Atlântica
Thaís Alves
thais.lima@icmbio.gov.br
Brasília (12/01/2012) - Os visitantes que passarem pelo Parque Nacional do Itatiaia no período de férias e feriado de Carnaval, poderão contemplar além dos atrativos naturais da unidade de conservação (UC), um atrativo cultural. É a exposição Xamãs, do artista plástico Rafael Fioratto. As obras ficam expostas até o dia 26 de fevereiro, de terça a domingo, de 8h às 17h.
A exposição conta com quatro pinturas e 17 esculturas. São totens e máscaras inspirados na Mata Atlântica, além de quatro pinturas com animais encontrados na floresta do Itatiaia, onde o artista utilizou a temática da biodiversidade e criou as obras também levando em consideração suas pesquisas antropológicas.
Rafael Fioratto nasceu no município de Resende, no Rio de Janeiro, e reside em Itatiaia. É licenciado em Artes Visuais e especialista em Teatro. Seu trabalho como autor e diretor teve início em 1999 e sua mais recente peça autoral foi “Conflitos”, que dialogava as artes visuais e a psicologia com a cena teatral.
Sobre o Parque
Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a unidade de conservação foi o primeiro Parque Nacional do país criado em junho de 1937. O Parque Nacional do Itatiaia está localizado na divisa entre os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, na Serra da Mantiqueira. Fica ao sudoeste do Rio de Janeiro, no município de Itatiaia, e a sudoeste de Minas Gerais, abrangendo os municípios mineiros de Itamonte, Alagoa e Bocaina de Minas.
Ascom ICMBio
(61) 3341-9280