Notícias
Parque Nacional do Iguaçu recebe 33 mil pessoas no feriado de Páscoa
O movimento superou feriado da Proclamação da República de 2010
Adilson Borges
adilson.borges@icmbio.gov.br
Brasília (26/04/2011) - O Parque Nacional do Iguaçu recebeu, no feriadão de Tiradentes e de Páscoa (21 a 24 de abril), um público de 33.362 visitantes. Na sexta-feira santa, a unidade bateu o recorde de visitação em um único dia, com a entrada de 16.672 pessoas. O movimento superou a marca da véspera do feriado da Proclamação da República de 2010, quando foi registrado o total de 14.326 turistas.
O movimento de sexta-feira foi acima do esperado devido principalmente ao fechamento do comércio de Ciudad del Este (Paraguai). O clima bom também contribuiu para a grande visitação, deixando a BR-469, via de acesso ao parque, congestionada. A procura foi intensa pelas trilhas e passarela das Cataratas do Iguaçu, bem como por outros atrativos da unidade, incluindo os passeios de barco do Macuco Safári e voos panorâmicos de helicóptero.
Na quinta-feira, primeiro dia do feriado, o movimento foi de 5.689 turistas. No sábado, apesar da chuva, a procura foi dentro do esperado, com a entrada de 6.846 pessoas. No domingo, foi registrada a presença de 4.155 visitantes.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A, reforçaram na sexta e no sábado a frota do transporte com 13 ônibus extras, totalizando 26 veículos. Nos dois dias, a unidade abriu às 8 horas, uma hora mais cedo do que o horário padrão. As equipes de monitores e o atendimento nas bilheterias também foram incrementados.
Conforme Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, o saldo foi positivo. “Superamos as expectativas de 30 mil visitantes. Tivemos a satisfação de contar com um feriadão de quatro dias com uma grande movimentação. Para melhorar ainda mais o atendimento, reformas e nova infraestrutura estão previstas para os próximos meses, como benfeitorias na Trilha das Cataratas, sofisticação do Centro de Visitantes, e vendas de ingressos on-line”, ressaltou.
Ascom/ICMBio
(61) 3341-9291