Notícias
Comunidade propõe trocar o nome do Parque Nacional de São Joaquim
Conselho consultivo montou GT para amadurecer proposta
Brasília (26/03/2014) – Esta semana o Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, recebeu novamente alunos dos ensinos Fundamental e Médio dos municípios de Bom Jardim da Serra, Grão Pará, Orleans e Urubici. A iniciativa faz parte da estratégia dos conselheiros e servidores do parque para estudar a possibilidade de alteração do nome da unidade de conservação (UC) federal. Para analisar a possível modificação, foi viabilizada a divulgação do parque nacional junto às escolas e comunidades, buscando propostas para a mudança.
Na época em que foi criado, Bom Jardim da Serra, distrito da cidade de São Joaquim, apresentava a maior parte da área da UC, por isso o reconhecimento. "Com sua emancipação, a nomenclatura perdeu seu significado mais forte e a população dos municípios que compõem a unidade reivindicam a alteração de seu nome", explica Michel Omena, chefe do parque.
Aproveitando o debate, a equipe de servidores do parque tem divulgado o que é uma unidade de conservação, sua função perante a sociedade e a importância do Parque Nacional de São Joaquim para a região. Desde fevereiro estudantes da região estão visitando a UC para debater esta proposta e, como resultado, o parque tem se tornado mais conhecido, além de ser utilizado como tema de trabalhos em sala de aula.
Segundo o chefe do Parna de São Joaquim, "já foi possível perceber que mais de 50% dos estudantes dos ensinos fundamental e médio nunca visitaram o principal atrativo da UC, o Morro da Igreja, de onde se avista a Pedra Furada, além de o local ser o limite de três dos municípios que compõem o parque".
Conselho Consultivo criou GT
O Conselho Consultivo do Parna instituiu, em novembro de 2013, Grupo de Trabalho (GT) com um representante de cada um dos quatro municípios que compõem o parque para estudar a possibilidade de alteração do nome da unidade.
"O GT está animado com o resultados alcançados, sendo seu principal reflexo a divulgação do parque entre os alunos das escolas do entorno e, consequentemente, em toda comunidade", ressaltou Michel Omena.
Saiba mais sobre o Conselho Consultivo do Parque Nacional de São Joaquim: http://hom-pu.serpro.gov.br/icmbio/pt-br/parnasaojoaquim/o-que-fazemos/conselho.html.
O Parque
O Parque Nacional de São Joaquim é unidade de conservação (UC) federal gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O acesso ao parque se faz pelos municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra (SC). Também tem áreas dentro do parque os municípios de Orleans e Grão Pará, na parte de baixo da serra do Mar.
A criação da unidade, em 1961, está ligada à necessidade de proteção dos remanescentes de matas de araucárias, que se encontram dentro de seus 49.300 hectares. Mais informações no site da unidade: http://hom-pu.serpro.gov.br/icmbio/pt-br/parnasaojoaquim.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280