Notícias
Parque do Tumucumaque reúne conselho consultivo
Colegiado faz balanço das ações realizadas na UC do Amapá
Brasília (27/07/2012) – A equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e os conselheiros do Parque Nacional (Parna) Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, realizam nesta sexta-feira (27), na Escola Família Agrícola da Perimental Norte, em Pedra Branca do Amapari (AP), a 17ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da unidade de conservação. O objetivo é apresentar aos participantes as atividades desenvolvidas pelo Parna no primeiro semestre de 2012.
Além dos analistas ambientais Christoph Jaster, Paulo Russo e Marcela Marins, do ICMBio, participam da reunião cerca de 20 representantes das instituições civis e governamentais que compõem o Conselho.
Além da apresentação das atividades desenvolvidas pela unidade, a programação do encontro inclui o relato do acompanhamento do projeto de desenvolvimento do entorno do Parna; exibição de ações do Curso Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais (CPPTA) nos municípios de Oiapoque e Laranjal do Jari, ambos no Amapá; discussão sobre os problemas locais da terra indígena que fica dentro do parque e visita técnica ao pátio da empresa Anglo American.
A realização da 17ª Reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque tem o apoio da organização não governamental, WWF Brasil, e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).
Conselho Consultivo
Criado em 2002, pela Portaria do IBAMA nº 182, de 31 de dezembro, o Conselho Consultivo tem contribuído na administração da unidade de conservação desde sua criação. Tem participado das etapas de construção do Plano de Manejo e ajudado na definição de prioridades para a gestão, especialmente no que se refere à relação com as comunidades situadas no entorno do parque e a discussão de estratégias de desenvolvimento para os municípios onde a unidade de conservação está inserida.
De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC (Lei 9.985/2000), cada Parque Nacional deve dispor de um Conselho Consultivo, presidido pelo ICMBio, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e responsável pela gestão das unidades de conservação federais, e composto por representantes de órgãos públicos e organizações da sociedade civil, sempre que possível, respeitando o princípio da paridade.
O Conselho do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é uma composição mista, com representantes do Poder Público das três esferas de governo e por membros da sociedade civil, que visa transformar o Conselho em um espaço de mediação entre interesses nacionais e locais, coletivos e privados.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280