Notícias
Operação Integração combate crimes ambientais em unidades de conservação e Terra Indígena em Rondônia
Operação Integração - Foto: Divulgação
De 11 a 17 de setembro, o Instituto Chico Mendes em Rondônia, em conjunto com outras instituições públicas, deflagrou a Operação Integração, em atenção à emergência ambiental provocada pelo alto índice de incêndios florestais que têm contribuído para a má qualidade do ar no estado e região. Os incêndios se relacionam com outros ilícitos ambientais, como o desmatamento, o garimpo ilegal e furto de madeira.
Coordenada pelo ICMBio e composta por duas fases, a operação reuniu 113 agentes do Exército Brasileiro, IBAMA, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Militar de Rondônia (Batalhão Belmont), Força Nacional de Segurança Pública e Fundação Nacional dos Povos Indígenas.
As instituições participantes, em conjunto, planejaram e executaram o atendimento a alertas de ilícitos ambientais nas unidades de conservação Parque Nacional do Mapinguari, Reserva Extrativista Ituxí, Floresta Nacional do Jamari e Floresta Nacional do Iquiri. Também foram alvos da operação ilícitos ocorridos na Terra Indígena Kaxarari.
As ações ocorreram por vias terrestres e fluviais. Foram constatadas várias infrações ambientais, sendo alguns dos responsáveis identificados e responsabilizados. Foram seis autos de infração, somando mais de nove milhões de reais em multas, 21 apreensões, com destaque para um trator tipo PC, dois caminhões para transporte de madeira em tora, sete motocicletas, sete motosserras, oito motores empregados em garimpos e uma camionete Triton. Cinco pessoas foram presas em flagrante.
Associados aos danos ambientais constatados na operação, também foram apreendidos mais de 450 litros de diferentes combustíveis, várias munições não deflagradas e recipientes contendo mercúrio, comumente associado ao garimpo de ouro. Cinco áreas foram embargadas pelo Instituto Chico Mendes.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados:
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280