Notícias
Operação de retirada de Pinus da Estação Ecológica do Taim é bem sucedida
A operação foi um sucesso por ter diminuído o risco de incêndio na região
Thayse Lopes
thayse.lopes@icmbio.gov.br
Brasília (27/04/2010) - De 4 a 15 de abril equipe de fiscais das Estações Ecológicas (ESEC) federal do Taim, e estaduais do Trevo e Flopal realizaram ação para retirada de pequenas árvores da espécie invasora Pinus espalhadas pelos 10 mil hectares da ESEC do Taim. A espécie vem se espalhando devido sua existência em propriedade de duas empresas próximas à Unidade de Conservação.
Durante o período o grupo de 30 homens acampou no local e dividiu o trabalho de corte da planta com facões e motosserras. Com o auxílio de quadriciclos, camionetes, trailers e equipamentos de proteção individual, o trabalho foi realizado rápido.
Para o chefe da unidade Henrique Horn Ilha, essa iniciativa foi pioneira e demonstrou que o esforço coletivo e coordenado pode reduzir danos ao meio ambiente. “As empresas florestadoras estão dispondo recursos para manter as áreas livres da invasão a partir dessa limpeza realizada.”, explica o chefe da unidade.
De acordo com o chefe substituto da unidade e coordenador da Brigada de Combate à Incêndios, Hamilton Fernandes, a operação foi um sucesso visto que foi diminuído o risco de incêndio na região com a retirada das árvores e nenhuma das pessoas que participaram do mutirão sofreram quaisquer acidentes. “Por se tratar de uma árvore de difícil acesso, a retirada do Pinus em áreas próximas à unidade foi um sucesso”, comenta o coordenador.
Ascom/ICMBio
(61) 3341-9281