Notícias
Operação Aliança fiscaliza Parna do Iguaçu
Ação mobilizou fiscais brasileiros e guarda-parques argentinos
Durante o mês de dezembro, o Parque Nacional (Parna) de Iguaçu (PR) realizou, em conjunto com o Parque Nacional do Iguazú, na Argentina, operação de fiscalização para monitorar o rio Iguaçu. A Operação Aliança verificou a presença de embarcações, atividades de pesca ilegal e acessos clandestinos que podem ser usados para prática de crimes ambientais, como caça e extração de palmito. Participaram agentes de fiscalização do Parque Nacional do Iguaçu e guarda-parques argentinos.
Esta é a terceira ação deste tipo realizada neste ano, representando a continuidade de uma série de atividades desenvolvidas ao longo do tempo na região, com o fortalecimento de uma parceria na proteção da biodiversidade e na prevenção contra o uso indevido dos recursos naturais, assegurando ainda a presença institucional tanto no Brasil quanto na Argentina.
A Operação Aliança é um esforço resultado da Carta de Intenções assinada entre as duas instituições gestoras dos parques Nacionais, como um mecanismo de proteção a um dos atributos estabelecidos pela UNESCO, ao instituir para as duas Unidades o título de Sítio do Patrimônio Mundial Natural.
O Parque Nacional do Iguazú é uma área protegida, contígua ao parque brasileiro, localizada no extremo norte da Província de Missiones, na Argentina. O parque possui 67,720 hectares e representa uma área estratégica e de significativa importância para a proteção da biodiversidade de toda região, que juntas somam mais de 250 mil hectares de Mata Atlântica.
Comunicação ICMBio
(61) 2028 9280