Notícias
Onze UC terão Planos de Manejo elaborados de forma integrada
Portaria define o Desenho do Processo de Planejamento das UC do Interflúvio Purus-Mudeira
Brasília (12/01/2012) - Foi publicada no Diário Oficial da União do dia 10 de janeiro, a Portaria n° 4, que estabelece o Desenho do Processo de Planejamento (DPP) para elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação (UC) do Interflúvio Purus-Madeira sob influência da BR-319.
Onze UC terão a definição de procedimentos para elaboração de forma integrada e simultânea. São elas: Reserva Biológica do Abufari (AM), Estação Ecológica do Cuniã (RO), Parque Nacional Nascentes do Lago Jari (AM), Parque Nacional Mapinguari (AM), Floresta Nacional Balata-Tufari (AM), Floresta Nacional de Humaitá (AM), Floresta Nacional do Iquiri (AM), Reserva Extrativista Lago do Capanã-Grande (AM), Reserva Extrativista do Rio Ituxi (AM), Reserva Extrativista Médio Purus (AM) e Reserva Extrativista Lago do Cuniã (RO).
As atividade relativas ao processo de planejamento das unidades de conservação no Interflúvio Purus-Madeira serão supervisionadas pela Coordenação de Elaboração e Revisão de Planos de Manejo (COMAN), da Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (DIMAN), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O DPP estabelece os aspectos conceituais e as diretrizes metodológicas referentes as etapas de planejamento, participação, integração e cronograma, além da capacitação dos gestores das UC durante o processo de elaboração do plano de manejo.
De acordo com a portaria, fica instituída uma equipe de planejamento geral para condução do DPP que será responsável pelo acompanhamento, supervisão, contratação e aprovação dos produtos gerados durante o processo de planejamento. Também ficam instituídas equipes de planejamento por unidades de conservação para trabalhar com cada documento específico para cada UC.
Ascom ICMBio
(61) 3341-9280