Notícias
Oficina leva a comunitários empreendedorismo
Publicado em
30/05/2018 14h56
Atualizado em
30/05/2018 14h59
Jovens e adultos foram capacitados para elaborar planos de negócio dentro de economia solidária.
Ramilla Rodrigues
ramilla.rodrigues@icmbio.gov.br
Cerca de 50 jovens e adultos que residem nas adjacências do Parque Nacional do Alto Cariri e do Parque Nacional do Descobrimento participaram de Oficina de Noções de Empreendedorismo com ênfase em Economia Solidária. O principal objetivo foi o de capacitar esses jovens a elaborar um plano de negócios em grupos e de maneira individual. A Oficina ocorreu de 21 a 23 maio no Parque Nacional do Alto Cariri e entre os dias 25 a 28 de maio no Parque Nacional do Descobrimento.
Com isso, os moradores terão a oportunidade de gerir seus negócios tendo um plano fortalecido pela economia solidária, que é a prestação de serviços e vendas de produtos em grupos de maneira organizada e planejada. “A preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável na região é o grande chamariz, sendo os parques a cereja do bolo para os negócios e um importante parceiro na busca da melhoria da qualidade de vida dessas comunidades”, explicou a coordenadora-geral substituta de Gestão Socioambiental (CGSAM/DISAT), Célia Pereira.
As atividades e serviços prestados têm como objetivo mostrar o ambiente preservado e evidenciam a luta da comunidade local pela preservação das unidades. “Através do comportamento dos participantes, mudanças de atitudes e visão sobre as unidades foram percebidas. O curso também teve grande procura e deve ser repetido, inclusive em outras unidades que se mostraram interessadas”, comemora Célia.
A Oficina no Parna do Alto Cariri foram capacitados comunitários do povoado de Guaratinga, na região de Monte Alegre, cuja economia é predominantemente de agricultura. Já no Parque Nacional do Descobrimento, houve participação jovens e adultos de seis aldeias: Tiba, Alegria Nova e Gurita e Kai, que foram os anfitriões. Ao final de cada etapa houve um coquetel com frutas e alimentos regionais.
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280