Notícias
Plano busca proteger cachorro-vinagre
ICMBio define conjunto de ações para salvar a espécie
Brasília (12/11/2012) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vai publicar o Plano de Ação Nacional (PAN) do Cachorro-Vinagre. Os PANs são documentos com diretrizes para a proteção de espécies ameaçadas. Contêm uma série de atividades que devem ser feitas por vários setores da sociedade em prazo preestabelecido.
Os dados foram validados por mais de 25 profissionais, que se reuniram no mês passado, em Atibaia (SP), na Oficina para Elaboração do Plano de Ação (PAN) do Cachorro-Vinagre. O encontro discutiu a redução da vulnerabilidade da espécie, a ampliaçao do conhecimento aplicado à sua conservação e à proteção de habitats adequados, a diminuição da remoção de indivíduos e a melhoria do estado das populações.
Foram delineados, para o plano, quatro objetivos específicos e 24 ações que deverão ser realizadas nos próximos cinco anos, voltadas principalmente para reduzir a grande lacuna de conhecimento sobre a espécie, minimizar as ameaças já caracterizadas e realizar ações de educação ambiental. O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap) do ICMBio é responsável pela elaboração do documento.
O cachorro-vinagre (Speothos venaticus ) é um dos canídeos brasileiros mais ameaçados e menos conhecidos da Lista das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Apesar da sua ampla distribuição geográfica original, a espécie apresenta densidade extremamente baixa. No entanto, as estimativas de densidade são provenientes de um único estudo realizado no estado do Mato Grosso, em área localizada no bioma Cerrado, que vem monitorando grupos de cachorros-vinagre por telemetria desde 2004.
As pesquisas apontam para a necessidade de estimulo à geração de conhecimento sobre a espécie nas demais regiões onde ela ocorre, além da continuidade e do aprofundamento das iniciativas existentes. Também é necessário verificar a extensão da distribuição original onde os cachorros-vinagre ainda ocorrem.
Saiba mais sobre a espécie, clicando aqui .
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280