Notícias
Oficina avalia estado de conservação de serpentes no país
Foram analisadas 173 espécies registradas nas listas da IUCN
Brasília (10/05/2012) – No período de 23 a 27 de abril, na Academia Nacional da Biodiversidade (Acadebio), em Iperó (SP), foi realizada a primeira oficina de avaliação do estado de conservação das serpentes no Brasil. O processo de avaliação do estado de conservação de 375 espécies é coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com a comunidade científica brasileira.
Na ocasião, foram avaliadas 173 espécies, com ênfase para as ameaçadas nas listas da IUCN, nacional e estaduais. O resultado foi a inclusão de duas espécies na categoria Criticamente em Perigo (CR), 17 Em Perigo (EN), duas Vulneráveis (VU), duas Quase Ameaçadas (NT), nove Dados Insuficientes (DD), 133 Menos Preocupantes (LC) e oito Não Aplicáveis (NA).
Tendo em vista que a etapa de validação dos resultados ainda irá ocorrer, houve um acréscimo efetivo de 17 espécies ameaçadas em relação à atual Lista Nacional da Fauna Ameaçada de Extinção. São cinco espécies de serpentes, das quais, uma não está mais ameaçada e quatro se mantiveram com algum grau de risco de extinção.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280