Notícias
Obama visita Parque Nacional da Tijuca
Publicado em
21/03/2011 12h58
Atualizado em
13/09/2012 14h54
Presidente americano estava acompanhado da mulher, Michelle, e das filhas, Sasha e Malia
Brasília (21/03/2011) – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitou no domingo (20) à noite, o Corcovado, que fica no Parque Nacional da Tijuca, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Acompanhado da esposa Michelle e das filhas Sasha e Malia, ele conheceu de perto o Cristo Redentor. A visita, inicialmente prevista para o período da manhã, foi transferida para a noite, por conta de uma alteração no roteiro.
Ao chegar ao local, Obama e sua família foram recebidos pela chefe-interina do Parque Nacional da Tijuca, a analista ambiental Maria de Lourdes Figueira, que os presenteou com quatro camisas de divulgação do parque e um exemplar do livro "Uma Floresta na Metrópole".
Esbanjando simpatia, o presidente americano perguntou sobre o tamanho da unidade, os acessos ao monumento e a data de construção da estátua. “Expliquei que o Cristo completa 80 anos de inauguração este ano, mas que essa não era a única data importante, pois temos também os 50 anos de criação do Parque e os 150 anos de reflorestamento”, comentou Maria de Lourdes. “A primeira-dama também se mostrou bastante interessada e quis saber qual é o nosso fluxo de visitação”, completou a chefe.
Depois de ouvir mais sobre o Parque Nacional da Tijuca, Obama fez questão de registrar o momento numa foto com a analista. Entretanto, por questões de segurança, as imagens da visita foram feitas com uma máquina de uso exclusivo da Casa Branca e devem ser enviadas somente ao final da viagem.
Satisfeito em ter o platô do Corcovado em caráter exclusivo, Barack Obama agradeceu a recepção e seguiu para o hotel com mais uma bela impressão do Brasil. E olha que ele nem pôde experimentar a visão harmônica do verde com as montanhas, o mar, os raios de sol.
Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280