Notícias
Noronha sedia circuito Golfinho Rotador de Surf
Provas foram disputadas nesse fim de semana. Iniciativa, que tem apoio do ICMBio, busca envolver jovens noronhenses na conservação do arquipélago e na proteção dos animais
Brasília (20/02/2017) – Os surfistas deram um show de manobras radicais na primeira e segunda etapas do 7º Circuito Projeto Golfinho Rotador de Surf, realizadas nesse fim de semana (sexta, 17, a domingo, 19), nas praias da Conceição e da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha (PE). O Projeto Golfinho Rotador, em parceria com a Associação de Surf de Fernando de Noronha (ASFN), realiza o circuito desde 2010 com patrocínio da Petrobras.
O campeonato é dividido nas categorias Pro-am (profissional e amador); Sub-21 (até 21 anos); Mirim (até 16 anos), Petit (até 10 anos); Feminino e Master (a partir de 28 anos). As premiações vão desde prêmio em dinheiro (R$ 4.500) até equipamentos (16 pranchas e ainda 14 blocos). Todos os participantes são presenteados com lycra Associação de Surf de Fernando de Noronha/Projeto Golfinho Rotador/Petrobras.
De acordo com o coordenador do Projeto Golfinho Rotador e analista Ambiental do Núclo de Gestão Integrada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Noronha, José Martins, um dos motivos de patrocinar o circuito de surf é a oportunidade de ensinar aos jovens noronhenses a conservação marinha do arquipélago e a ecologia dos golfinhos.
Sobre o projeto
O Projeto Golfinho Rotador iniciou suas atividades em Fernando de Noronha em 23 de agosto de 1990. Realiza ações de pesquisa, educação ambiental, sustentabilidade e envolvimento comunitário em prol da conservação dos golfinhos-rotadores de Fernando de Noronha e da biodiversidade marinha local. O projeto é executado pela ONG Centro Golfinho Rotador, sob a coordenação do ICMBio e com patrocínio oficial da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280