Notícias
Mutirão de limpeza nas Ilhas Cagarras
ICMBio e Projeto Ilhas do Rio recolhem 78 kg de lixo do arquipélago
Brasília (09/02/2012) - Voluntários do Projeto Ilhas do Rio/Petrobras e servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) retiraram, no último final de semana, 78 quilos de lixo do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, unidade de conservação (UC) federal gerida pelo Instituto. A atividade também contou com a participação de diversos grupos que frequentam o local, como canoístas, mergulhadores e pesquisadores.
A equipe do ICMBio foi levada até o Monumento Natural das Ilhas Cagarras, localizado no litoral da cidade do Rio de Janeiro, pela embarcação de mergulho coordenada pelo conselheiro Pedro Bonfatti, representante da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta) no Conselho da UC, que apoiou o evento organizando com a equipe de limpeza subaquática. O ICMBio esteve representado por servidores da UC, da Coordenação Regional 8 e dos parques nacionais da Tijuca e da Bocaina.
O arquipélago costuma receber visitantes, que nem sempre recolhem seu lixo antes de ir embora, além dos resíduos carregados pelas correntes marítimas e fontes de poluição urbana para a região. Segundo a chefe da UC, Fabiana Bicudo, no dia da atividade puderam ser contabilizadas cerca de 30 embarcações presentes no arquipélago num mesmo momento, o que mostra a intensidade de uso para turismo dessa região, especialmente no verão e nos finais de semana de sol. “O acesso ao monumento natural é fácil, devido à proximidade da costa da cidade do Rio de Janeiro, e tem se tornado uma oportunidade de turismo diferenciado com demanda cada vez maior. Só nesse final de semana estavam presentes, além das embarcações motorizadas, jet skis, canoístas e velejadores. Com tantas coisas acontecendo se torna necessário um trabalho de diagnóstico e ordenamento do uso público", destacou Fabiana.
Segundo os resultados da ação, as garrafas PET lideraram a lista dos objetos encontrados pelo grupo de cerca de 100 pessoas que partiu, em três barcos, rumo às Ilhas Cagarras. Dos 27 quilos de plástico retirados, oito eram de garrafas PET. Também foram recolhidos 19 quilos de vidros, 13 quilos de metais, além de restos de redes de pesca, baterias de caminhão, também usadas em barcos, e pneus. O lixo proveniente de atividades pesqueiras tem grande contribuição nesta soma, pois ainda podem ser encontrados vestígios de acampamentos ilegais que são realizados na UC.
O material foi levado para terra pelo barco da Colônia de Pesca Z13/Copacabana, onde foi recebido pela equipe do Projeto Ilhas do Rio/Petrobras, que contabilizou, pesou e doou o material retirado do monumento natural para uma associação de reciclagem da cidade. As atividades de limpeza estão previstas para acontecer a cada seis meses, como forma de ajudar a manutenção de um ambiente saudável no Monumento Natural das Ilhas Cagarras e também como atividade de integração das diversas equipes que trabalham em seu favor e da sociedade como um todo.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280