Notícias
Tamar participa da 9ª Semana Nacional de Museus
Até domingo, os centros de visitantes, considerados museus a céu aberto da tartaruga marinha, estarão funcionando com várias atrações
Brasília (16/05/2011) – O Centro de Conservação e Pesquisa de Tartarugas Marinhas (Tamar), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), se integra, a partir desta segunda-feira (16), à programação da 9ª Semana Nacional de Museus, que segue até o próximo domingo (22).
A participação do Tamar é porque os centros de visitantes do projeto em todo o País são considerados museus a céu aberto da tartaruga marinha. Durante a semana, na maioria deles, serão realizadas atividades para lembar o Dia Nacional do Museu, comemorado no dia 18, quarta-feira
As atividades terão lugar na sede nacional do Projeto Tamar, na Praia do Forte (BA), e em algumas bases avançadas do projeto nos estados – Aracaju (SE), Fernando de Noronha (PE), Regência (ES), Guriri (ES), Ubatuba (SP) e Florianópolis (SC).
Veja abaixo o que está previsto em cada local:
Praia do Forte (BA)
Na Praia do Forte, dentro do tema da semana, Museu e Memória, a programação se baseia nas tradições da cultura local, com oficinas de artesanato em palha para o público infantil; teatro de fantoches, apresentando histórias de antigos moradores da Vila; apresentação de grupos culturais locais e das crianças da Escolinha do Tamar de Arembepe; além das atividades que já fazem parte da programação diária.
O destaque dessa edição será a abertura de duas exposições: Iluminando Memórias, que conta a história do farol Garcia D’Ávila e sua relação com o Tamar (a base fica em torno dele); e Luzes da Amazônia Azul, que mostrará por que este é o nome dado ao mar dos brasileiros e qual a importância dos faróis para o país e para o meio ambiente. Haverá ainda a exibição do filme Na Sombra da Linha Verde, dirigido por Kaya Verruno.
Aracaju (SE)
Pelo segundo ano, o Oceanário de Aracaju participa da Semana Nacional de Museus, agora com uma programação que resgata a história do Tamar em Sergipe e o envolvimento das comunidades locais com o projeto.
Estão previstas atividades como exibição de vídeos, exposição fotográfica, alimentação assistida, palestra, visitas guiadas, oficinas e uma comemoração final com oficinas, apresentações teatrais e musicais.
Fernando de Noronha (PE)
Em Fernando de Noronha, os eventos da Semana Nacional de Museus acontecem de 10 a 27 de maio e incluem visitas de estudantes ao Museu Aberto da Tartaruga Marinha; fórum de debates sobre museu e a memória do arquipélago; e exposição de fotos mostrando a história de Noronha e do Tamar no Brasil e na ilha.
A Semana de Museus coincide com as comemorações dos 15 anos do Centro de Visitantes de Noronha, com homenagens à funcionária Juliana Ramos, atendente da loja no aeroporto, pelos seus 15 anos de trabalho.
Regência (ES)
O Centro Ecológico de Regência vai manter programação diária durante a Semana de Museus, incluindo trilha interpretativa do porto histórico, exposição fotográfica Amigos das Tartarugas e palestras sobre a última temporada reprodutiva. As crianças ganham pipoca e algodão doce e se divertem com a oficina de brinquedos em material reciclado e outras atividades.
Guriri (ES)
Em Guriri, também com programação diária, tem exposição de artesanato em cerâmica, de Hosana Alves dos Santos e Ângela Maria Nascimento de Jesus; exposição Fundo Amarelo, Coração de Barro, da artista plástica autodidata Shila Joaquim, que mostra telas em que a pintora usa o amarelo para iniciar os trabalhos. Tem ainda visita guiada, oficinas de resgate das brincadeiras folclóricas e de reciclagem do brinquedo balangandã. No domingo, 22, a semana termina com as comemorações do Dia da Tartaruga.
Ubatuba (SP)
O Museu a Céu Aberto da Tartaruga Marinha-Centro de Visitantes de Ubatuba realiza várias atividades, como monitorias diárias, vídeo institucional, jogos infantis e didáticos, teatro de fantoches, além da exposição e a oficina Uma Fábrica de Brinquedos de Sucata, da ONG Passatempo. Serão apresentados exemplares de brinquedos folclóricos e indígenas confeccionados a partir de sucata ou material reutilizado como papéis, tampinhas de garrafa, garrafas pet, copo plástico, canudo e embalagem de leite, entre outros.
Florianópolis (SC)
O Tamar Florianópolis programou visitas monitoradas a grupos escolares, exibição de vídeos e alimentação interativa, sempre às 16h. No sábado (21), tem recreação e pintura facial para o público infantil e, no domingo (22), a soltura de uma tartaruga marinha vai marcar o encerramento da Semana Nacional de Museus em Floripa.
SERVIÇO:
Para conferir a programação completa do Dia do Museu por região acesse
aqui.
Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280