Notícias
MMA celebra nesta sexta Dia Internacional da Mulher
Evento será na sede do Ibama, em Brasília, a partir das 9h
Brasília (06/03/2013) - Nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o trabalho de proteção à natureza desenvolvido por todas as servidoras da área ambiental federal, lotadas no Ministério do Meio Ambiente e vinculadas (Instituto Chico Mendes, Ibama, Serviço Florestal Brasileiro, Jardim Botânico do Rio de Janeiro e ANA), será lembrado em evento no auditório do Ibama, em Brasília, a partir das 9h.
O evento, que terá a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e é organizado pelo Comitê de Gênero do MMA, constitui-se num ciclo de debates que tem como tema “Diálogo entre gerações: um olhar feminino sobre a sustentabilidade”.
O objetivo é, por meio de um bate papo informal, promover a interação entre as diferentes gerações de mulheres engajadas na luta pela sustentabilidade, com depoimentos daquelas que estão na liderança desse movimento, como lidam com os desafios da sustentabilidade e como enxergam o papel da mulher nesse processo.
O evento terá aproximadamente duração de três horas e é voltado para servidores e servidoras do MMA, Ibama, ICMBio, SFB e JB-RJ. A conversa começará com as convidadas e se estenderá à plateia, com espaço para perguntas e colocações.
Serão dois blocos, cada um com uma representante da geração que já lutava pelo meio ambiente antes da Rio 92, outra representante já no contexto da Rio 92 e a terceira, que represente a geração Rio+20.
A abertura será feita pela ministra do Meio Ambiente e a mediação da conversa ficará a cargo da Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo.
Agenda:
Local: Auditório 1 – Sede do Ibama, SCEN – Trecho 2.
Data: 8 de março de 2013
Horário: 9h as 12h
Programação
9h - Abertura do evento – Ministra Izabella Teixeira
9h30min - Primeira Roda de Conversa
Tema: Os três momentos da sustentabilidade e os hot issues da área ambiental
Convidadas: Marília Marreco
Denise Hamú
Magaly Vasconcelos
10h30min – Homenagem a mulheres que se destacaram na luta ambiental, com destaque à Ninon Machado (apresentação de vídeo com fotos e fala)
10h45min – Segunda Roda de Conversa
Tema: A mulher e o feminino no contexto da sustentabilidade
Convidadas: Ana Maria Evaristo
Gisela Forattini
Claudia Ramos
12h – Encerramento – Ministra Izabella Teixeira
Saiba mais
O que é o Comitê Interno de Gênero
O compromisso com a implementação de políticas públicas, que acelerem a redução das desigualdades de gênero, tem sido uma questão do Estado Brasileiro desde 2003, quando foi criada a Secretaria de Políticas para as Mulheres.
O Ministério do Meio Ambiente igualmente reconhece a importância de eliminar a desigualdade entre homens e mulheres, inclusive para o desenvolvimento do País, e por isso tem adotado medidas com vistas à incorporação de questões de gênero e políticas públicas para as mulheres em sua área de competência.
Considerando as recomendações advindas da III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres de criação de eixo de sustentabilidade e os princípios e diretrizes do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, o Ministério do Meio Ambiente instituiu dia 17 de agosto de 2012 o Comitê Interno de Gênero, por meio da Portaria nº 287, com alterações pela Portaria nº 308, de 12/09/12.
Seguindo a orientação da Secretaria de Políticas para as Mulheres, a atuação do Comitê deve estar voltada para o desenvolvimento de ações/iniciativas em benefício das mulheres e da igualdade de gênero, e o aprimoramento da capacidade dos diferentes setores planejarem, articularem, implementarem, monitorarem e avaliarem as iniciativas desenvolvidas em benefício das mulheres e da igualdade de gênero.
Nesse sentido, o Comitê têm por objetivo atuar junto às diferentes estruturas do órgão (secretarias, diretorias, departamentos) de modo a sensibilizar, qualificar e comprometer toda a instituição com a adoção de um olhar de gênero que seja transversal a todas as suas ações.
Todos os setores do Ministério e suas vinculadas devem, portanto, orientar-se pelo propósito de estimular e proporcionar uma qualificação interna à instituição como estratégia para garantir políticas que estejam profundamente articuladas à dimensão de gênero e promovam, em última instância, iniciativas mais adequadas às necessidades das mulheres brasileiras e à promoção da igualdade de gênero.
O Comitê é constituído por representantes do MMMA (Secretarias e Gabinete da Ministra), Ibama, ICMBio, SFB, JB-RJ e ANA.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280