Notícias
Ministério do Turismo, UNESCO e ICMBio lançam edital para avaliação dos benefícios das concessões em Unidades de Conservação

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha - Foto: Zaira Matheus
O Ministério do Turismo, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), lançou o edital UNES 2265/2024, cujo objetivo é contratar uma consultoria especializada para realizar um estudo de avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais das concessões de serviços de apoio à visitação em Unidades de Conservação Federais.
A iniciativa visa mensurar os benefícios gerados pelas concessões em Parques Nacionais e outras áreas protegidas, subsidiando futuras decisões estratégicas e promovendo o desenvolvimento regional sustentável. O estudo fornecerá dados fundamentais para a elaboração de uma metodologia robusta e eficaz, contribuindo para a conservação ambiental e a melhoria da experiência turística nesses espaços.
O edital é uma oportunidade para empresas e instituições interessadas apresentarem propostas para a realização do estudo, que deve incluir levantamento de dados, análise quantitativa e qualitativa, e capacitação de gestores de Unidades de Conservação. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Plataforma de Licitações da UNESCO até o dia 24 de fevereiro de 2025, às 17h (horário de Brasília).
Essa ação reforça o compromisso do Ministério do Turismo com a valorização do turismo sustentável e a preservação do patrimônio natural e cultural brasileiro, alinhando-se às metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, especialmente o ODS 15 – Vida Terrestre.
Mais informações e o edital completo estão disponíveis na Plataforma de Licitações da UNESCO.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados:
- .
- .
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280